Resenha: Estudo Independente - Livro 02 | Joelle Charbonneau

Título: Estudo Independente           
Autor:  Joelle Charbonneau
Editora: Única
Número de páginas:  320
Classificação:                              
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.


– Resenha –
Voltando a falar dessa trilogia que tanto gosto, venho agora falar do segundo livro. Estudo Independente. Para quem não leu o primeiro livro, essa resenha pode conter spoilers. (A própria sinopse contém spoiler, kkkk)
Nesse livro temos Cia na faculdade, após passar por todas as etapas do teste e ser aprovada, quem leu o primeiro livro sabe que o final intrigante mostra que ir para a faculdade não coloca fim aos problemas que Cia enfrenta, mas inicia novos.

As lembranças que Cia tem do teste e o que ela pôde registrar em seu gravador fazem surgir em Cia a fagulha necessária para que ela queira acabar com esse processo cruel que seleciona alunos para a universidade. E como no primeiro livro, tudo continua sendo um teste, temos apenas cenários diferentes, mas a nossa querida protagonista volta a ser testada constantemente, principalmente em relação a quem deve confiar, esse é o teste mais difícil e o mais necessário.

Na universidade novos personagens são inseridos, como todos esse alunos foram aprovados no teste, podemos esperar os mais habilidosos e estrategistas, e também os menos confiáveis. E logo de início temos um segundo teste, uma versão na universidade, que nos mostra com quem Cia está lidando. Junto a isso temos mais informações sobre o grupo rebelde que está contra O teste, e como pretendem agir. 


Michael continua ao lado de Cia, mas revelações sobre o que houve no teste abalam a confiança entre eles, e até mesmo o leitor fica em dúvida em julgar o caráter dos personagem pelas suas ações dentro e fora do teste, visto que no teste eles lutam por suas vidas. Mas poderiam estes, que atentaram contra a vida de seus colegas, ajudarem a acabar com o teste? Essa pergunta persegue Cia e o leitor durante todo o livro. 


Nesse livro conhecemos um pouco mais sobre o doutor Barnes, o que deixa pontos importantes para serem abordados no último livro da trilogia. A presidente também tem grande importância, e logo no início quando Cia a conhece, temos uma cena que mostra o potencial de Cia e nos lembra de sua inteligência e capacidade.


Leitura maravilhosa, que realmente contribuiu para a evolução da trilogia, com revelações e surgimento de personagens importantes para todo o enredo. Novamente a autora fez um livro ótimo, com soluções lógicas bem embasadas e sem pontas soltas.



Recomendo a todos que gostaram de O Teste.


Um grande beijo! Boa leitura e boas festas!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Aaaah essa trilogia é muito boa! É uma das minha favoritas!

    www.maisumleitor.com

    ResponderExcluir