Especial do mês #3: cuidados com os seus livros!

A maioria das pessoas que conheço e gostam de ler, possuem um enorme cuidado com seus livros. Esse tipo de cuidado é passado de pessoa a pessoa e muitos deles aprendemos com nós mesmos. Para tornar esse gesto de carinho pelos livros mais fácil, essa postagem é dedicada aos cuidados que todo livro merece e deve ter.

Para esclarecer inicialmente, a postagem se baseia nas minhas experiências como um viciado compulsivo na leitura de livros, portanto, sugestões de cuidados são aceitas.

1.   Limpeza 
Do local em que o livro é colocado ao livro em si: limpar é extremamente importante. Poeira acumulada, gordura e outras substâncias estragam as superfícies. Uma boa limpeza evita estragos, como provocados por ácaros, por exemplo. Um pano e/ou uma escova pequena são utensílios essenciais para a realização desse trabalho.




2.   Local 
Começar a comprar livros traz dificuldades que as vezes nem passam por nossas cabeças. Para mim, o local era uma dessas. Até o momento que a coleção foi aumentando e aumentando...  com isso, infelizmente, não tenho onde colocar todos os livros da maneira que gosto e acabo contando com prateleiras, guarda-roupa e até um banquinho. O ideal é guardar em local arejado e que não circule muita poeira, mas o espaço em que serão colocados é essencialmente pessoal.


3.   Manuseio
Mãos sujas, comer enquanto lê, sair na rua com o livro na mão (coisa que faço muito, por acaso) são formas que contribuem para o deterioramento do livro. As vezes é difícil largar um livro enquanto manejamos um chocolate quente, por exemplo. Mas acidentes acontecem, certo? 


4.   Posição
Talvez o mais difícil dos cuidados em minha opinião seja esse pequeno tópico. A posição dos livros deitados na diagonal e principalmente horizontal terminam estragando alguns livros. Entretanto, nem sempre o espaço das estantes possibilitam a arrumação na forma vertical (em pé).


E vocês? De que formam cuidam dos seus livros?

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Paulo! O cuidado com os livros é tão difícil né? Antes conseguia deixar todos os meus livros na vertical, mas o espaço começou a ficar pequeno, e não tive escolha a não ser colocar na horizontal, mas realmente danifica muito mais. Os meus queridinhos enrolei em magipack kkkk

    Adorei o post!
    Bjs,

    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ooi,
    São dicas ótimas! Uma coisa que faço é tirar o pó e folhear todos os livros pelo menos uma vez por semana, dá um trabalho danado mas é um dos melhores jeitos de impedir páginas amareladas.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Ooooie, adorei as dicas!
    Apesar de seguir muitas delas meus livros ainda estão ficando meio.. amarelados..
    Vi na net que era por conta da luz e do ar.. enfim, não sei o que fazer kkk'

    www.maisumleitor.com

    ResponderExcluir