Resenha: O sonho de Eva | Chico Anes

Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 304
Classificação:
Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.




- Resenha - 

O Sonho de Eva é o livro escrito por Chico Anes e publicado pela editora Novo Conceito. O livro me atraiu primeiramente por ser nacional. Como leitora, percebi a realidade dos livros nacionais que são desconhecidos em sua maioridade e subestimados. A maioria das pessoas com que converso não param de falar: “Não gosto de literatura nacional, é ruim”. A maioria leu apenas os clássicos e não conhece os novos lançamentos, o que causa sim, um certo preconceito. Então tomei o desafio de ler mais da literatura contemporânea nacional. 


Outro motivo pelo qual me atraí pelo livro foi a capa. Sim, me atraio por capas e dessa vez acertei em cheio. 

Símbolos escondidos, uma mulher que é revelada sob o reflexo da luz e cabelos espalhados. Simplesmente maravilhosa. O resumo não fez por menos. A ideia de sonhos lúcidos e uma mãe em busca de seu filho com uma sociedade secreta podendo estar por dentro de tudo... Isso é bem atraente. 

Eva é uma cientista inovadora que abre novos rumos na pesquisa do pai. Por acaso, Eva tem um filho autista com um talento único: Ter sonhos lúcidos. A partir desse momento, Eva e seu filho são alvejados e cobiçados para as ambições de uma grande empresa que esconde muito mais por detrás. 

O livro mostra em tom claro e objetivo todas as dificuldades que Eva sofre: por ser uma cientista. Por ser mãe e estar solteira. Por ter se tornado mãe ainda jovem. Por ser independente. Basicamente por ser mulher e este é um quesito importante, afinal é a realidade social. A realidade é velada, mas o livro escancara. Apesar de relativamente fria em certos momentos, Eva demonstra a determinação e o sofrimento de uma mãe em busca de seu filho. 

Essa frieza não é um defeito, é o essencial para que consiga achar o filho. Eva também deixa clara a sua determinação em seus projetos e mantendo seus princípios apesar de qualquer possibilidade desenvolvimento na sua pesquisa. Eva sofreu e como qualquer pessoa manteve alguns resquícios desse sofrimento, embora tenha persistido e seguido a vida “normalmente”.

O livro é intrigante e te bota para pensar e pesquisar, o que é essencial para um bom livro. Com certeza minha dopamina subiu bastante ao lê-lo, e com certeza irei guardá-lo com todo carinho.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa, resenha belíssima, vou procurar saber sobre a obra, goste!
    Um forte abraço, depois se puder dê uma passadinha na minha página, tem post novo lá, abraços novamente!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Victor. Espero que goste do livro, lê lá e vem me dizer o que achou ;)Darei sim uma olhada. Abraços.

      Excluir
  2. Oii Ariane,
    Tudo bom?
    Eu li este livro já faz muito tempo e amei ♥♥♥ Procurei tanta coisa de sonhos lúcidos e na época tive a sorte de conversar com o autor sobre! *-* Parabéns pela resenha!

    Adorei o seu blog! *-* Estou seguindo-o... E convido você a conhecer o meu cantinho, e se gostar e puder seguir agradeço imensamente...

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir