Resenha : O lado Mais Sombrio | A. G. Howard


Título : O lado mais sombrio
Autora : A. G. Howard
Editora : Novo Conceito 
Número de páginas : 368
Classificação : 

Sinopse : Alyssa Gardner tem uma vida conturbada, ela ouve vozes de insetos e flores. A garota mora apenas com o pai, pois a mãe foi internada e considerada insana e instável, e alegava ouvir as mesmas vozes que Alyssa sabe que são verdadeiras. Em uma das visitas, ela descobre que cada dia sua mãe pior, e que o pai havia concordado com o médico em aplicar um tratamento de choque, o que não apenas poderia transformar sua mãe em outra pessoa, como também poderia matá-la. Para impedir isso, Alyssa terá que mergulhar no obscuro mundo do País das Maravilhas e consertar os erros que a verdadeira Alice deixou pra trás, dessa forma quebraria a maldição sobre sua família. Mas a verdade é que o País das Maravilhas foi totalmente distorcido por Lewis Carrol, e Alyssa vai descobrir um lado sombrio do conto de fadas.
                                                  Resenha 


O Lado Mais Sombrio, é uma releitura de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, frequentemente abreviado para Alice in Wonderlend. A obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll.

O Livro nos traz uma nova visão das aventuras de Alice no País das Maravilhas, visto pelos olhos de sua neta Alyssa. A mãe de Alyssa, Alison, sempre foi tratada como louca por se entregar as histórias do Pais das Maravilhas, que foi lhe passada por sua mãe. Já que pelo conhecimento popular, Alice foi a protagonista para criar a fantasiosa historia de Lewis Carroll.

Alyssa sempre foi perseguida na escola por causa de Alice. Mas o que ninguém sabia era que assim como as mulheres de sua família, Alyssa poderia conversar com os insetos e as flores. Com desejo de não se entregar a loucura da Família, a nossa personagem vive a vida  ignorando o máximo possível e adquire o passatempo de espetar Borboletas e Mariposas.

Numa visita ao manicômio onde sua mãe esta internada, Alyssa descobre que o País das Maravilhas não é apenas uma historia fantasiosa inspirada em sua vó. Apos ver sua mãe ser atacada por um vento invisível, ela decidi ir em busca de seus tesouros guardados e encontrar a toca do Coelho, para então livrar as mulheres da sua Família da maldição em torno do País das Maravilhas, e também para salvar sua mãe de um tratamento de eletrochoques para que ela não perca sua identidade de vez. Até porque Alison não é a louca que todos imaginavam.

Os Personagens de Alice no País das Maravilhas, ganham novos nomes nesta releitura de A. G. Howard. Na visão de Alyssa, nada é como Alice comentara. As flores são malvadas e os bichos são Quimeras transformadas. 



“OS INSETOS NÃO MORREM EM VÃO. EU OS USO EM MINHA ARTE, DISPONDO SEUS CADÁVERES EM FORMATOS E DESENHOS. FLORES SECAS, FOLHAS E CACOS DE VIDRO DÃO COR E TEXTURA AOS DESENHOS FEITOS SOBRE UMA BASE DE GESSO. ESSAS SÃO MINHAS OBRAS DE ARTE… MEUS MÓRBIDOS MOSAICOS.”

O País das Maravilhas, não é realmente uma maravilha. O Chapeleiro Maluco é na verdade Herman Chapelão, A lebre de Março se chama, Lebre Careca e outros personagens. Para esta aventura Alyssa conta com a ajuda de seu grande amor Jeb, e seu amigo do País das Maravilhas, antes esquecido, A lagarta. E Agora já metamorfoseado, Morfeu.
BEM VINDO AO VERDADEIRO PAÍS DAS MARAVILHAS

Dividida entre como cada um acha que pode cuidar de Alyssa, Jeb e Morfeu são grandes pontos da história, guiando-a pelo desconhecido País de Lewis Carroll, para consertar os estragos de Alice e livrar a família de Alyssa de uma Maldição.

“UMA FAGULHA, QUENTE E ELÉTRICA, PULA ENTRE NÓS. SURPRESA E EXCITAÇÃO ME TRANSPASSAM, ILUMINADA PELO CALOR E PELO SABOR DELE. SEIS ANOS DE DESEJOS SECRETOS. SEIS ANOS NEGANDO QUE ELE É A ÓRBITA DO MEU MUNDO.”

A leitura de O lado mais sombrio é uma descoberta de coisas diferentes da apresentada por Lewis Carrol. O país das Maravilhas é muito mais sombrio e desconhecido. 

O livro mostra uma outra visão sobre o autor original. Em certos pontos o livro mexe com  o teu psicológico e desconstrói a imagem sobre tua infância.  


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu sou apaixonada peloa capa desse livro, na verdade de todos eles né! :D
    Ele já esta na minha lista de "Desejados" do Skoob faz tempo, mesmo antes de eu ler resenhas dele.
    Minha vontade de ler só aumenta!

    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir