Resenha: A Revolução dos Bichos I George Orwell

Título: A Revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Páginas: 156
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 

Sinopse: George Orwell utiliza os animais de uma fazenda, para ilustrar o regime soviético. Ao se dar conta de sua real importância para a fazenda e ver a pouca recompensa que ganham em troca de seus trabalhos, porcos, cavalos, galinhas e etc, se organizam, se revoltam e tomam o “poder” na fazenda, expulsando o humano opressor. Para organizar e manter a fazenda em funcionamento, eles elaboram um "plano de governo", dando assim início a essa espetacular narrativa. O desenrolar da história vai te deixar sem ar e o final te leva a refletir.



                                                  Resenha


Revolução dos Bichos, do aclamado George Orwell, foi um livro publicado em 1945 que usa uma fábula para satirizar o regime stalinista, na União Soviética comunista.

Nos personagens do livro podemos identificar algumas figuras famosas como Karl Marx, Trotski e Stalin. Podemos identificar também a classe proletariado, o partido bolchevique, a igreja e a KGB.

De cunho político, a obra mostra através da sátira a deturpação de uma ideia, mostra a corrupção e a traição aos seus semelhantes e à sua causa. A transformação de uma revolução libertária voltando à ditadura autoritarista.

O livro é de fácil leitura, não tem muitas páginas e por isso indico para todos, mesmo que você não goste de romances políticos, a trama é tão bem narrada e de fácil compreensão, que não torna o assunto cansativo. Além de explicar de forma bem didática os ideais atrás da revolução Russa e o autoritarismo do regime stalinista. Um livro que se fantasia de fábula mas toca em um assunto extremamente polêmico da época e que continua polêmico até os dias de hoje. Uma obra que continua atual, apesar de ter sido publicado a mais de setenta anos.

Livro bastante premiado, tendo sido considerado pela revista americana Times como um dos 100 principais romances da língua inglesa e ficou na 31ª posição na lista dos melhores romances do século XX, segundo a Modern Library list.





                                           Por :Carlos Lacerda


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha Carlos. Li essa fábula distópica há três anos e super recomendo a todos. Orwell captou com primor a alma humana sob às ideologias políticas.

    ResponderExcluir