Resenha: Os Julgamentos de Loki | Sebastián Fiumara

 Título: Os Julgamentos de Loki
Arte: Sebastián Fiumara
Roteiro: Roberto Aguirre-Sacasa
Editora: Panini Books
Ano: 2013
Páginas: 116
Onde comprar: Saraiva | Panini
Classificação:Nenhum texto alternativo automático disponível.

                                Sinopse 
Loki sempre foi o estrangeiro evidente, não tão belo ou favorecido quanto os outros asgardianos. Mas tem de ser assim? Loki é mal por escolha... ou destino? Descubra a resposta enquanto ele toma suas perturbadoras decisões, com resultados épicos. Loki é capaz de grandes maldades. Conseguirá Asgard prevalecer diante de sua traição... e do destino? [adaptado] - Os Julgamentos de Loki.

                                                         Resenha

Mesmo que você não acompanhe quadrinhos, Os Julgamentos de Loki é indicado para quem curte mitologia nórdica ou quer conhecer e ter o primeiro contato com esse universo. A Marvel consegue utilizar os elementos básicos de contos da mitologia e adaptar para histórias incríveis de super heróis e vilões. Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, Thor foi inserido em 1962 e desde então, o Universo Marvel vem adaptando e expandindo as histórias tanto nos quadrinhos, desenhos e principalmente no Universo Cinematográfico. 

                                   "Os Deuses caem, você ascende"

Os Julgamentos de Loki é um volume de capa dura que reúne quatro edições da minissérie Loki de 2010 e conta de forma resumida os motivos das maldades feitas pelo Deus das Trapaças. A HQ é um prato cheio de referências, pois foge um pouco das aventuras de Thor como um super herói da Marvel e foca nos sentimentos de Loki junto aos acontecimentos contados na Mitologia Nórdica original.

Parte I - Deveria ter sido meu...

Nessa primeira parte, somos apresentados aos sentimentos remoídos de um Loki que em primeiro momento parece estar exilado. Thor o encontra e ao conversar com seu irmão ele tenta justificar seus atos cruéis por achar injusto o martelo Mjölnir não ter sido seu. Como um flashback, o quadrinho explora as maldades que Loki fizera por inveja de Thor e Balder. Para quem conhece as histórias e elementos da Mitologia Nórdica, é citado os cabelos dourados de Sif, o acordo de Loki com os anões e como Thor tornou-se o Deus do Trovão.


Parte II - Sangue demanda sangue

Logo na primeira página, há uma bela ilustração da Árvore do Mundo ou Yggdrasil, seu nome original. Yggdrasil é uma imensa árvore com galhos que alcançam os nove reinos e suas raízes o subterrâneo. Em Sangue demanda sangue, ainda narrado como um flashback, Loki vai atrás das Bruxas Nornes que representam o passado, o presente e futuro, para saber sobre seu destino. Na Parte II ainda é citado o Palácio de Hel, a morte de Balder e o Ragnarok. Para quem não sabe, Ragnarok é como o apocalipse para os Deuses Nórdicos.


 Parte III - Funeral para um Deus

Asgard fica de luto por Balder e nesta parte mostram os detalhes do funeral asgardiano. Thor e Loki vão ao encontro de Hel, a Deusa da Morte para pedir que Balder seja libertado e volte a vida. Hel diz que mesmo com todos os seres vivos dos Nove Reinos chorando por Balder, se um ser não derramar apenas uma lágrima por ele, ela não poderá liberá-lo. Eis que Loki é o único que não chora por seu irmão.

Parte IV - A trilha tortuosa

Na última parte, é contada uma história que poucos conheciam sobre Loki. Antes de se tornar Deus da Trapaça, ele foi enviado para Midgard (Terra) para salvar um fazendeiro e sua família do ataque de um troll. Ao salvá-los, pode perceber em suas feições a existência de gratidão e medo. Ele se aproveitou disso e pediu para que eles quando fossem rezar, rezassem por Loki e não por seus irmãos ou seu pai. Em A trilha tortuosa, o quadrinho foca em os deuses de Asgard e Loki romperam. Os flashbacks acabam e a conversa inicial de Thor e Loki retorna com um incrível desfecho.

Artes e esboços

O final do volume conta com desenhos à lápis de Travel Foreman e o caderno de esboços de Sebastián Fiumara. Para quem gosta de desenhar é rico em detalhes e versões de Loki. O Sabastián esteve com seu irmão Max Fiumara que é também ilustrador, na Comic Con Experience São Paulo em 2016. Conheça mais sobre o artista em seu blog! Os Julgamentos de Loki é uma leve leitura com belas ilustrações e bom roteiro escrito por Roberto Aguirre-Sacasa.


Ainda nesse assunto, recomendo que você leia a resenha da Aline Cavalcanti sobre o livro Mitologia Nórdica do Neil Gaiman!

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário