Série Maníacos | 12 Macacos - 4ª Temporada

Título: 12 Monkeys;
Canal: Syfy;
País: EUA;
Status: 4ª temporada (finalizada);
Duração: 40-47 min;
Gênero: Ficção Científica e Drama;
Criadores: Terry Matalas & Travis Fickett; 
Elenco Principal: Aaron Stanford, Amanda Schull, Emily Hampshire, Barbara Sukowa e Todd Starshwick.

Classificação:




Resenha - (Possui possíveis spoilers)


Depois de quatro anos de produção no canal Syfy, 12 Monkeys conclui sua história com um final digno. Já falei sobre as três primeiras temporadas aqui no blog e como todo o enredo é delicadamente bem construido, sem deixar pontas soltas. O receio do público que acompanhava a corrida contra o tempo (literalmente) do protagonista em salvar o mundo, era de que o tão esperado dia em que Cole finalmente salvaria todos do "apocalipse", fosse de um jeito simples demais. Durante três temporadas vemos os sofrimentos dos personagens, das idas e vindas, mortes em nome do bem maior, complicações, paradoxos e diversas linhas temporais traçadas para salvar o planeta. Dar um desfecho muito simples, seria um descaso com o público. Sendo assim, as aventuras finais foram precisas, objetivas e emocionantes!

Os conflitos secundários que foram gerados anteriormente, são resolvidos no desenrolar da narrativa de forma rápida e perspicaz, sem tirar a importância deles. O romance entre Cole e Cassie, a morte de Ramse e a doença da doutora Jones (devido a radioatividade), são bem solucionados. Cole é o elemento que transcende o espaço-tempo e vemos uma maior atenção em explicar sua importância. Tudo gira em torno dele e de sua origem (grande plot twist dentro da série). Além disso, todos os personagens ou atos foram incrivelmente planejados para que se conectem e tracem com a existência de Cole e dele falarei mais adiante. Deacon foi outro destaque, pois acompanhamos sua evolução como pessoa e seu respeito com as pessoas que querem salvar vidas. Dito isso, cada um teve sua devida importância para o todo, representando um ponto chave para toda a narrativa. Mais uma vez, recomendo que acesse o site oficial da série que possui uma linha do tempo cronológica com todos os acontecimentos, incluindo a importância de cada um!

Cassie e Cole

12 Monkeys trata do tempo, então o cuidado na estrutura do enredo é grande. Qualquer coisa apresentada aos nossos olhos terá alguma relevância em algum momento crucial da série. Por mais que não seja uma produção no patamar da HBO, a série se sustenta com um excelente roteiro, ótimo elenco e efeitos bem trabalhados para complementar o gênero sci fi. Além do Tempo, agora o Espaço se torna tão importante quanto. Antes o Espaço era de certo modo o meio e não o protagonista. Agora, ele é tratado com a mesma importância, sendo explorado um pouco mais como o deslocamento de pessoas ou de um local físico, como Titan. Eventos históricos foram visitados como o Faroeste, o Nazismo e a Idade Média, tratando das coordenadas espaço-tempo, com mais relevância.

Testemunha (Olivia)
A Testemunha foi outro destaque e Olivia se mostrou uma vilã forte e temida. O Exército dos 12 Macacos finalmente mostrou a que veio. No início da série, parecia de certo modo confuso o objetivo deles. Matar por matar todo um planeta parecia discurso de vilões de super heróis. Mas nesta temporada, os argumentos melhoraram, dando até motivos para Cassie ter dúvidas quanto a missão. Seria a eternidade tão ruim?


Cole e Cassie estão cada vez mais cansados e não é pra menos. De luto pela morte de seu filho Atan, a motivação parece ter diminuído. Eles sabem que o agora ou nada está próximo.Cassie quer jogar tudo pro alto e viver com Cole seja onde for e ele sabe que o fardo é muito grande. Sempre soube. Mas, era claro o final dos dois. Cole não poderia ter um desfecho drástico e isso é deixado claro quando vemos Cassie na varanda da casa de campo (aquela que aparece nas visões na Floresta Vermelha) esperando que seu amado apareça, como em um milagre. Adoraria também se a série acabasse ali, desse jeito, com um final aberto sem sabermos se ele voltaria ou não, mas... O tempo te deve isso, disse Cassie indignada certa vez para Cole. E é verdade. Era injusto o sacrifício dele. A pedido de Cole, ela não escolheu viver a eternidade. Cada coisa tem seu tempo. E assim, a linha temporal de Cole é apagada graças a Jones e Jennifer aparece para explicar melhor para nós e para Cole que o tempo lhe devia essa. Ao modo de filmes românticos, ele reencontra Cassie para viverem felizes - talvez não para todo o sempre.

Jennifer

Já quanto o rumo dos outros personagens, a linha temporal de cada um se modificou, tornando-se o que deveria ter se tornado. A conclusão de 12 Monkeys é sincera. Vou sentir falta dos pulos temporais e da Drª Jones dizendo "Initiate splinter sequence", mas a série se mostrou tão fechada e leve, que não vejo motivos para não assisti-la novamente quando bater saudade.


Confira o trailer da 4ª e última temporada:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário