12 meses, 12 cores | Fevereiro Amarelo



Amarelo; luz, calor, descontração, otimismo, alegria.

Amarelo é uma cor estimulante. Ela inspira e desperta a criatividade. Além de atrair iluminação, é ideal para concentração e atenção. Em sua tonalidade "dourada", amarelo significa dinheiro. Uma aura amarela significa otimismo, felicidade, intelectualidade, amizade, indecisão e/ou vulnerabilidade à influência alheia.
   Obs: para quem não leu o post do mês passado, o link é Janeiro Branco.





Existe mês mais estimulante (ao menos no Brasil) que Fevereiro? É o início do Carnaval, da folia. O que não significa que todos vejam por esse lado. É possível se estimular através de outros meios que não ir para festas e virar bebidas. Obviamente não sou nenhum santo, mas a única coisa que faço no período de Carnaval é aproveitar e fugir da cidade – Salvador é um dos maiores pontos turísticos do Brasil nessa época do ano e não consigo aproveitar nada do meu gosto.
   O afagar do sol na pele ou o amarelado das páginas de um livro são evidências de que a cor tem seus momentos.



Além disso, o mês é um dos últimos da estação Verão, acompanhado de um sol escaldante (ao menos por aqui). Por isso, o livro indicado do mês é um que traz aquele sentimento caloroso a cada virada de página. 



   Primeiramente, Uma Professora Muito Maluquinha não faz parte das histórias do Menino Maluquinho. Da pracinha, a matriz e ao cemitério, o cenário principal é a escola, onde as aulas são aguardadas fervorosamente pelas crianças – talvez até mais que o recreio. O motivo é a professora: entra na sala como um anjo, estrelas no olhar, voz e jeito de sereia. Cabelos ao vento, riso solto como passarinho. Inimaginável. Dos jogos de rima ao da forca, não existia aula chata.
   Narrando a vida dos alunos e do completo carisma da maluquinha, o livro tem um jeito infantil, adulto e juvenil. Livro infantil não tem idade.




   De um jeito doce e cativante, Ziraldo narra a vida da pequena cidade como em um conto no qual os alunos, o padre e as fofoqueiras ganham vida própria. A história se desenrola, te cativa e quando chega o final, você nem se dá conta de que voltou a ser criança. É uma daquelas narrativas que o tempo para e que você só larga quando termina.
   O livro também conta com uma adaptação, lançada em 2011, disponível na plataforma YouTube. Mesmo sendo um filme bom, não consegue capturar toda a essência da obra.
   Até o próximo mês.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olha garoto, preciso mesmo reforçar minha paixão pelas suas fotografias. Amo demais!
    Adorei todas essas! Sinto muito que Eu Te Darei o Sol e todo seu amarelo intenso não tenha participado dessa seleção.
    E sim, é o mês do AOL, do verão, do carnaval e do meu aniversário. Só tenho motivos para celebrar.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que incrível esse projeto, amei!
    E esse mês maravilhoso? Até porque, nasci em Fevereiro, mês mais lindo combinado com amarelo ficou incrível. Apaixonada pelas fotos *-*

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em Fevereiro é que nascem os maravilhosos aquários! digo eu que também sou!

      Excluir