Resenha: A música do silêncio | Patrick Rothfuss

Título: A música do silêncio
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 126
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse: Ambientado no universo explorado pelo autor Patrick Rothfuss (e devidamente citado por aqui com "O nome do vento" e "O temor do sábio", com a sinopse o dito mais importante ever), o livro conta a história de Auri, uma personagem que é encontrada pelo Kvothe - personagem principal dos livros acima - e que possui, digamos, certas aptidões, mas, bem cativante pela inocência. Aqui conta-se um período curto da vida dessa menina que vive nos porões da Universidade, um spin-off que mostra algumas coisas que temos a oportunidade de ver com os olhos puros e inocentes dessa personagem.


. "Havia uma tensão no ar. Um peso. Uma espera. Não havia vento. Ela não falou. O mundo ficou esticado e tenso. (...) Ela ficou de pé e, no círculo de seu cabelo dourado, sorriu e impôs todo o peso do seu desejo ao mundo. E tudo sacudiu. E tudo conheceu sua vontade. E tudo se curvou para agradá-la"

Resenha:


Como dito, o livro foca apenas em uma personagem - Auri - durante uma semana de sua vida.  O enredo da história ocorre com um aviso recebido pela personagem de que, no fim dessa semana, ela vai receber uma visita que, aparentemente, é muito importante pra ela.

Em nenhum momento, o autor fala quem é esse "personagem misterioso" - eu também não descobri na leitura, embora tenha uma leve suspeita de quem seja - e Auri começa a se preparar para receber aquela pessoa importante. Até consigo traçar um paralelo com uma história famosa até, pouco conhecida de cada leitor, O pequeno príncipe. A partir daí, o livro foca-se apenas na preparação de Auri, desde a roupa pra vestir e achar um presente perfeito para o(a) visitante.

Embora o livro tenha uma temática simples e infantil, assim como os olhos inocentes da personagem, possui uma escrita cativante. Um livro curto que dá até para o leitor tentar ler e degustá-lo em um dia.

Algumas observações e curiosidades sobre o Universo da Crônica do Matador do Rei:

Não é a primeira vez que a personagem Auri aparece nesse Universo fantástico de Rothfuss. A mesma já teve uma pequena aparição na série principal, inclusive, se relacionando com o "herói" dessa história, Kvothe. Inclusive, no livro 1, informa que a menina possui cerca de 9 anos de idade.

O fato do livro chamar "A música do silêncio", não é a toa. O mundo desenhado por Patrick, com vínculos referentes a Harry Potter e um pouco de Senhor dos Anéis, possui uma característica única, onde os sábios possuem um "poder" - vamos chamar assim, por falta de termo melhor - de controlar todo o tipo de matéria, através do nome da mesma. O indicativo do nome é que a personagem desse conto pode, de certa maneira, controlar uma "não-matéria", tal qual o silêncio.

Concluindo...

"A música do silêncio", é um spin-off da saga "Crônicas do Matador do Rei" que possui um tom bem mais leve e alegre do que o livro principal. Rápido, alegre e intrigante, parece que Rothfuss escreveu o livro como uma criança para os olhos de crianças, mas, ao decorrer do livro, percebe-se um outro tipo de intenção mais adulta e sóbria, que se mistura com a inocência de Auri. 

Tal estilo de escrita somente se separa quando o posfácio do livro - escrito pelo autor - conta uma "outra história", mostrando o porque o livro foi feito e a profundidade que esse "livro infantil" tem.

Acho válida a leitura sim e, com um pouco de paciência, podemos aprender um pouco a ver o mundo com os olhos de Auri.


Escrito por Alvaro Dias

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário