Resenha : As vantagens de ser Invisível | Stephen Chbosky

Queridos  amigos,

A resenha de hoje será dois em um : é tanto sobre o livro (que é muito bom!) e o filme (que é melhor ainda!!) As Vantagens de ser Invisível.




                                                      Título: As vantagens de ser Invisível                                   
                                                       Autor: Stephen Chbosky  
                                                        Editora: Rocco                                                       
                                                        Número de páginas:    224                                        
                                                          Classificação : ★★★★★




SINOPSE : 

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

RESENHA  :

O livro, As Vantagens de ser Invisível, é um romance epistolar (em formato de carta) em que o jovem Charlie nos oferece uma visão sobre a sua própria vida. Não se sabe para quem Charlie escreve as tais cartas,nossa visão limita-se ao mundo que ele compartilha conosco.

Para falar a verdade, eu apenas gostei ( AMEI) este livro quando o li pela segunda vez,o começo é completamente chato! Charlie é um bom personagem,mas simples demais, e foi exatamente por isso que eu detestei o livro,quando o li pela primeira vez : a simplicidade. O livro começa simples demais, sem qualquer acontecimento excitante ou animador! 

As coisas começam a ficar interessantes quando Charlie conhece Patrick e Sam, e tanto a leitura,como a vida de Charlie começa a engrenar,ou de algum modo,começar de verdade.

''SAM BATUCAVA COM AS MÃOS NO VOLANTE. PATRICK COLOCOU O BRAÇO PARA FORA DO CARRO E FAZIA ONDAS NO AR. E EU FIQUEI SENTADO ENTRE OS DOIS. DEPOIS QUE A MÚSICA TERMINOU, EU DISSE UMA COISA : ''EU ME SINTO INFINITO'' ''

As Vantagens de se Invisível é um daqueles livros que você nunca irá esquecer. Charlie,com sua ''Charlice'' , nos conquista,nos envolve em sua vida e também nos faz pensar na nossa própria vida,nos nossos amigos,na nossa família e nos nossos medos e traumas. 



Resenha - Filme :







AMEI, AMEI, AMEI E AMEI!!!!
  
Hoje em dia, as adaptações , infelizmente , não conseguem  superar as obras em que são inspiradas. Mas, As vantagens de ser Invisível conseguiu superar o livro, de uma maneira infinita.





O filme não é tão diferente do livro,é claro que como em qualquer adaptação algumas partes não são colocadas,para darem espaço para cenas mais marcantes e relevantes.





A historia continua a mesma : o jovem Charlie tenta continuar com sua vida,apos o suicídio do seu melhor amigo,Michael, no ensino médio. O jovem e doce Charlie(Logan Lerman,em sua melhor atuação) conhece os irmãos Sam ( Emma Watson,linda!!) e Patrick (Ezra Miller, incrível!! não tem como não amar ele) que o ensinam a encarar a vida no centro da pista de dança. Pessoalmente, eu achei o filme bem melhor que o livro : é divertido e ao mesmo tempo atordoante,não há como não se envolver pela vida de Charlie, querer protegê-lo, estar com ele, rir com ele, ser amigo dele.





Sei que levarei este filme,estes personagens,esta historia, por toda minha vida. Amei estar com Charlie em seus momentos mais bobos, Amei estar com a Sam enquanto ela sentia-se infinita com os braços abertos no túnel  Amei estar com o Patrick,admirando-o dançar Rocky Horror Picture Show. AMEI,AMEI E AMEI...por um momento, pude jurar, que eu era infinito!





E uma dica : se você ainda não viu o filme e planejar ver leve os seus melhores amigos,os melhores mesmo, aqueles que você mais ama. e espero que se sintam tão infinitos como eu.





P.S. escrevi essa resenha chorando,juro!!

                                                                                       Com amor,
                                                                                       Manoel Alves

Comente com o Facebook:

Um comentário: