Resenha: O livro do amanhã | Cecelia Ahern

Título: O Livro do Amanhã
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 367
Classificação: ★★★★★

Sinopse:

Como Seria Se Soubéssemos O Que O Amanhã Nos Reserva? Nós O Consertaríamos? Será que conseguiríamos?
Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortávelvida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa.

Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis...

-Será possível mudar o amanhã? 

Resenha:

Em um romance atípico, onde não há um casal apaixonado que enfrenta maiores obstáculos e no final superam e vivem felizes para sempre. Cecelia, como deusa Hécate da literatura, nos envolve com a névoa de suas palavras em uma história misteriosa, divertida, envolvente e cheia de valiosas lições.
Tamara Goodwin, adolescente típica, com toda crise hormonal, acostumada com grandes privilégios, vive o agora o amanhã que se exploda! Até que encontra seu pai no tapete do escritório, sem agora nem amanhãs. Junto a ele, ali sem vida naquele tapete, se fora também todos os amanhãs luxuosos aos quais ela estava acostumada.
Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhã juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser.
A menina se muda, junto com a mãe, ou pelo menos o corpo da mãe no modo piloto automático, para um pequeno vilarejo morar com os tios, que levavam uma vida pacata sem nenhuma excitação. Mas havia algo mais no silêncio daquele lugar que guardava as ruínas de um castelo, que há muito fora lar da família Kilsaney. O mistério encantava e atraia Tamara, ela não entendia por que, mas se tornara seu refúgio.

A atmosfera carregada por algum segredo que ela não conseguia identificar, a frustração por ver sua mãe cada vez mais submersa pela tristeza, fora do mundo, Tamara passa os dias sentindo-se isolada e totalmente sem rumo querendo acreditar que de alguma forma tudo iria voltar a se encaixar.  Assim, os dias seguem na rotina básica de seguir a dieta carregada de carboidratos de sua tia Roseleen, que achava que podia curar tudo com comida, e no silêncio ou pigarros carregados de mucos nazais de seu tio Arthur. 

Até que, em uma certa manhã, um rapaz dirigindo uma biblioteca intinerante bate na porta. A conversa, com uma pitada de humor negro, entre Tamara e Marcus nos diverte e a leva ao encontro do livro que a ajudaria a mudar sua história. Nossa adolescente vive um flerte básico com esse rapaz atraente que a leva a vários lugares, sabe como? Abrindo livros!

- Vamos a outro lugar.- Não precisa do motor ligado para ir a outro lugar?- Não vamos dirigindo - ele disse... - Então, vejamos...para onde iremos? (...)- México! - Escolhi, decididida e me ajoelhei no banco para observá-lo.- México - assentiu Marcus. - Boa escolha! - Retirou o livro da prateleira e me olhou. - E aí? voê vem? O voo já vai partir.
Mas, como disse esse livro não é sobre um casal. A autora traz Tamara como uma adolescente bem mais madura do que imaginávamos. Não espere uma dondoca de braços cruzados não! Ela nos emociona com sua preocupação com sua mãe e seu amadurecimento diante das circunstâncias difíceis.
Compreendi que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes. (...) Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade.
E nos enrola em sua teia de mistério assim que ela pega um livro na biblioteca que não é um livro, e sim um diário. Por conselho da Freira que conhecera e, surpreendentemente se tornou amiga, tentou escrever, mas já estava escrito, por ela...e com a data do dia seguinte!

Sabe quando você sente aquele friozinho na barriga, ansiosa por saber o que o amanhã reservou para você? E se não tivesse que esperar? E se pudesse ter em suas mãos o livro em que você é o protagonista, antecipando o que o seu hoje irá fazer com o amanhã? 

Esse livro parecia um presente dos céus, você vai ficar com o coração na mão, ansioso para confirmar suassuspeitas e curioso para saber os motivos de certas ações. Além de exasperado com o desfecho.

Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.
O Livro do amanhã está na prateleira esperando você ceder aos seus encantos, por que ele já escolheu você. 

Por: Jéssika Malvina









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário