Resenha: A lista negra | Jennifer Brown


 Título: A Lista Negra
      Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
       Número de páginas:  272
     Classificação: ★ ★ ★ ★ 


Sinopse:
A Lista Negra - E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Resenha:
Nick e Val era um casal que sofriam bullying na escola, eles tinham uma lista aonde marcavam todos os nomes das pessoas que eles não gostavam ou que maltratavam eles.
O casal se amava muito, e Nick era capaz de fazer tudo pela Val, mas um certo dia, Nick chegou na escola, sacou uma arma e começou a atirar em quase todas as pessoas que estavam na lista negra que eles criaram. Nick logo em seguida do massacre se mata e um tempo depois Val tem que voltar á sua rotina normal e seguir em frente, e então ela volta á ir para a escola, mas ela não tem mais amigos, ninguém chega perto dela, ela é excluída de tudo e todos. Nem mesmo a sua família ajuda ela, ninguém era capaz de chegar perto dela e abraça-la e consola-la pelo que aconteceu, pois todos á culpavam pelo massacre sofrido, pois a lista foi feita pelo casal.
Este livro é algo impactante em nossas vidas, pois o nível do bullying nas escolas é alto, e esse livro mostra uma forma de tentar lidar com essas ofensas e ignorância entre os jovens.
Este é um livro que deveria ser obrigatório nas escolas, para mostrar o ponto de vista de quem pratica o bullying e de quem sofre com ele. 

2 comentários:

  1. Tô com o livro aqui pra ler. Já li muitas resenhas positivas sobre ele é creio que também vou gostar. Não vou com muitas expectativas mas pretendo ler ele o quanto antes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha.. é muito bom esse livro, espero que goste :)

      Excluir