RESENHA: BONSAI | ALEJANDRO ZAMBRA


Título: Bonsai
Autor: Alejandro Zambra
Editora: Cosac Naify
Número de páginas: 96
Classificação: 
★ ★ ★ ★ 

Sinopse 

Bonsai é a história de um amor, o de Julio e Emilia, e é a história do fim deste amor. É também uma história sobre a consciência do fim. E não apenas para Emilia e Julio, “jovens tristes que leem romances juntos, que acordam com livros perdidos entre as cobertas”, mas para nós, leitores, que na primeira linha desta história falsamente simples recebemos a notícia: “No final ela morre e ele fica sozinho”. Romance de estreia do chileno Alejandro Zambra (1975), Bonsai coloca em cena dois estudantes de Letras, suas leituras, encontros e desencontros. Com cortes precisos e apurado sentido formal, Zambra -- eleito pela revista britânica Granta como um dos vinte e dois melhores jovens escritores hispanoamericanos -- faz a trama avançar como se cultivasse um bonsai. Traduzido em dez países, entre eles França, Itália, China, Israel, Estados Unidos e Japão, Bonsai ganhou o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Conselho Nacional do Livro como melhor romance de 2006 em seu país. 

– Resenha –


Alejandro Zambra prova que não são necessárias muitas folhas para se escrever um livro de qualidade. Bonsai, em pouco mas de 90 páginas, vem nos mostrar o quanto as relações são passageiras, mas nem por isso pouco importantes. Utilizando-se de uma narrativa que mescla realismo e poesia, Zambra conta a história de Júlio e Emilia. Já no primeiro parágrafo, a conclusão da história nos é revelada:

”No final ela morre e ele fica sozinho”.

Zambra provará que os fatos, isoladamente, não detêm nenhum sentido, o contexto que atribui valor aos acontecimentos. Bonsai, não é uma história de amor, nem sequer o desdobramento de uma. É a comprovação contextualizada de que existem experiências a serem vividas e experimentadas após um grande amor, sem que estas se remetam as anteriores.Após o ponto de ruptura há um mundo a ser descoberto, restando somente recordações.



...Até o momento em que você é surpreendido pela finalização da vida de alguém, que outrora fora importante para você.  



Boa Leitura!!!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário