Resenha: Contos Peculiares | Ransom Riggs

Título: Contos Peculiares
Autor:  Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 208
Classificação: 
Sinopse: O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar.
Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série.
Inusitado, surpreendente e divertido, Contos peculiares é ao mesmo tempo um delicioso complemento e uma porta de entrada para o rico universo criado por Ransom Riggs; um verdadeiro presente para quem não resiste à magia das boas histórias.



                                                – Resenha –


Bom, esse livro fica bem mais divertido se você já leu a trilogia do Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares: o primeiro, com mesmo nome da série; o segundo, Cidade dos Etéreos; e o terceiro, Biblioteca de Almas.

Impossível não colocar essa citação imensa aqui:
“Prezado leitor,

 O livro que você tem em mãos foi escrito apenas para olhos peculiares. Se, por acaso, você não pertence à estirpe dos anômalos (em outras palavras, se nunca saiu flutuando da cama no meio da noite porque esqueceu de amarrar a si mesmo ao colchão, se nunca soltou chamas pela palma das mãos em momentos inoportunos, nem mastigou a comida com a boca que tem na nuca), então, por favor, devolva imediatamente este exemplar à estante onde o encontrou e o esqueça. Não se preocupe, você não vai perder nada. Tenho certeza de que, caso lesse as histórias desse livro, apenas as acharia estranhas, aflitivas e nem um pouco do seu agrado. Além do mais, elas não são da sua conta.

 Muito peculiarmente,

 O editor”
Ou seja, Contos Peculiares é um compilado dos ‘contos de fadas’ infantis contados para as crianças peculiares. O editor? Millard Nullings, o menino invisível, que, aliás, também escreve uns comentários.

Temos as histórias: Os esplêndidos canibais, A princesa da língua bifurcada, A primeira Ymbryne, A mulher que era amiga de fantasmas, Cocobolo, As pombas de St Paul, A menina que domava pesadelos, O gafanhoto, O garoto que podia controlar o mar e A história de Cuthbert.

Não, não vou detalhar nada, só deixei os nomes para curiosidade mesmo. É mais divertido lê-los sem saber do que se trata. hahaha 

Mas o livro é bem legal e divertido: uma leitura rápida que mata a saudade dos peculiares, pra quem curtiu a trilogia.


.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. olá Aline, sou da agenda dos blogs e já te sigo. com certeza voltarei com calma para ler teus posts e deixar como dica no meu blog infantil onde incentivo a contação de histórias para crianças. bjs

    http://virtudesaqui.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir