Resenha: Os Criadores de Coincidências | Yoav Blum


Título: Os Criadores de Coincidências
Editora: Planeta
Autor: Yoav Blum
Número de páginas: 317
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse:
E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.




Resenha

E se nada fosse por acaso? E se tudo ocorresse com o objetivo de modificar o futuro, seja ele próximo ou distante? O que você faria?


Tudo estava conectado a tudo

Guy, Emily e Eric são amigos e trabalham juntos em um serviço irreverente, mas indispensável.  A missão dos três, os criadores de coincidências, é mudar não apenas o rumo dos acontecimentos, mas também a vida das pessoas, seja com ações simples ou com algumas bem complexas. Eles são quase como agentes secretos e estudaram muito para isso, aprimorando cada vez mais suas técnicas. No entanto, estas coincidências também podem acabar influenciando suas próprias vidas.

Depois de ler este livro, pensei no quão bem planejada a trama foi e no quanto gostei de cada detalhe da história. Seria impossível não indicar a leitura deste romance com um enredo sem igual e que cativa por ter sido tão bem escrito. SÉRIO! A trama é complexa e requer paciência para entender as situações e esperar pelo momento do clímax, no qual tudo começa a ser esclarecido. Por isso, Os Criadores de Coincidências é o tipo de livro que, em minha opinião, qualquer resenha que explore muito os detalhes da narrativa acabará se tornando um baú de spoilers. Cada mínimo detalhe do livro tem importância, tem um motivo para estar impresso nas folhas. E digo isso pois cheguei à conclusão de que ler este romance é quase como jogar xadrez. Você precisa entender as regras (os acontecimentos da narrativa), analisar bem a sua jogada (compreender as personagens) e conseguir colocá-las em prática. Esta analogia parece louca, e de fato talvez seja, mas ao ler a história será possível compreendê-la.

Cada personagem tem sua importância, mas o destaque vai para Guy e Emily. A história dos dois é encantadora e o modo como se conheceram mais ainda...  

— Algum dia, no futuro, alguém vai te contar todo tipo de história sobre o que é o amor. Não acredite no que disserem. O amor não é um tesouro, não é feito de explosões e efeitos especiais. Não há fogos de artifício no céu nem um avião puxando uma faixa enorme. Ele se derrama devagar por baixo da sua pele, em silêncio, sem que você perceba, como um óleo. Você só sente um tipo de calor, e um dia acorda e descobre que, debaixo da sua pele, você está embrulhado com mais alguém.

Apesar de ter elogiado bastante, preciso admitir que até o capítulo quatorze a narrativa é bem lenta, começando a fluir aos poucos e possibilitando-nos cruzar os acontecimentos. Mas, após este capítulo, é impossível querer largar o livro antes do final. O romance é muito bem planejado — muito mesmo , com um enredo totalmente fora do comum. Há a presença de trechos teóricos que fazem referência ao curso de criadores de coincidências, momentos de flashback (sim, pois o leitor vai precisar entender o passado das personagens) e milhares de quotes lindos e inspiradores. Enfim, os Criadores de Coincidências é um livro que, mesmo após a leitura, te induzirá a continuar pensando na história e se perguntar se há alguém por aí que também costuma criar situações para mudar a sua vida. Por que não?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário