Resenha: Sono | Nick Littlehales

Título: Sono
Autor: Nick Littlehales
Editora: Rocco
Número de páginas: 192

Sinopse: O mito das 8 horas, o poder dos cochilos e um planejamento para recarregar o seu corpo e a sua mente.
Um terço de nossas vidas é gasto tentando dormir. A maioria de nós tem noites agitadas e depende de um coquetel de cafeína e açúcar para nos arrastar ao longo do dia. No entanto, as horas que passamos na cama moldam nosso humor, motivação e habilidade para tomadas de decisão.
O mito das oito horas ideais de sono não é exatamente o que funciona. Para redefinir essa abordagem e melhorar o sono, o desempenho, o bem-estar físico e mental, Nick Littlehales propõe que pensemos em ciclos de 90 minutos, não em horas, assim como num total de horas dormidas ao longo de sete dias, não diariamente, oferecendo alternativas que funcionam para recuperar o sono perdido.
Neste livro inovador, Nick Littlehales, coach do sono para algumas das principais estrelas do mundo do esporte, como Cristiano Ronaldo e David Beckham, expõe suas estratégias para que as utilizemos de forma ideal. Ele apresenta seu programa de recuperação do sono R90 sustentado por sete elementos que chama de Indicadores-Chave, ou os sete passos para melhorar a qualidade do descanso e da recuperação.
Você vai descobrir como mapear seu próprio ciclo do sono, melhorar o ambiente em que dorme, identificando qual a temperatura ideal e o melhor colchão, e por que tirar um cochilo é realmente bom para você. A observação dessas condições, aliada a uma consequente mudança de hábitos, fará com que utilize o tempo que passa dormindo para obter o máximo de recuperação física e mental. Você sentirá uma melhora de ânimo e, em consequência, na sua capacidade de desempenho no trabalho, em casa, nas relações interpessoais, assim como conseguirá identificar o momento certo para se desligar (e também as luzes e o celular) e, desta forma, evitar o estresse, outras doenças e viver mais confiante e feliz.
                                                Resenha


O livro "Sono: Mude seu modo de dormir em 90 minutos" me chamou atenção logo pelo título, porque considero esse um tema muito relevante nos tempos atuais. 

Acredito que muitas pessoas, assim como eu, sempre se perguntaram sobre qual seria a melhor forma de "dormir". Não me refiro a forma como dormir, afinal de contas, muitas vezes basta deitar, relaxar e consequentemente pegar no sono. Mas, em verdade, busco tratar sobre a qualidade de vida direcionada diretamente ao sono. Afinal de contas, nem sempre é tão fácil quanto deitar e esperar pegar no sono, pois esse tema envolve muitas discussões importantes, a exemplo de tempo diário de trabalho, ansiedade, dentre outros fatores. 

Bom, esse livro trata exatamente acerca desses assuntos, abordando nossas preocupações, que muitas vezes descobrimos serem simples, mitos construídos através dos anos em sociedade, desmistificando e construindo novas ideias acerca da forma como podemos alcançar a tão sonhada qualidade de vida. 

Dentre os temas tratados ao longo da obra, podemos citar a preocupação sobre o tempo de sono. Muitas vezes, ouvimos pessoas diversas orientarem que 8hrs (até mesmo menos, ou mais) seria o tempo ideal de sono, mas então porque será que algumas pessoas dormem menos e se sentem bem, enquanto outras precisam de muito mais do que isso.

Esse é um tema muito interesse e sobre o qual precisamos tratar em nosso dia a dia, afinal de contas esses mitos que circundam esse tema tão essencial influenciam diretamente em nosso bem-estar. 

Inclusive, existe um preconceito ao redor da temática "tempo de sono", na medida em que algumas pessoas não entendem e optam por julgar o período que uma outra pessoa considera necessário para se sentir disposto. 

Enfim, o que quero dizer é que esse é um tema muito importante, que considero ser essencial para alcançar qualidade de vida, de modo que a obra consegue suprir inúmeras dúvidas, assim como apresenta estratégias inovadoras.

Posso dizer que se trata de uma leitura agradável, porém não considerei fácil, pois muitas vezes é necessário parar e reler um parágrafo para compreender melhor, como se estivéssemos estudando as ligações de Nick Littlehales.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário