Resenha: A contrapartida | Uranio Bonoldi

Título: A contrapartida
Autor:  Uranio Bonoldi
Editora: Valentina
Número de páginas: 336

Sinopse: "O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado.Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia.Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.”Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films. 
                                                 Resenha
Em "A contrapartida", do autor Uranio Bonoldi, iremos conhecer Octávio Albuquerque Júnior, ou para os íntimos, Tavinho, uma criança que perdeu o seu pai depois de um assalto à mão armada. Cristina, sua mãe, fez o papel de mãe e pai para cuidar do pequeno Tavinho. Quando criança, Tavinho tinha o sonho de se tornar médico para salvar vidas e curar pessoas doentes.

Todavia, aos 13 anos, Tavinho começa a ter dificuldades de aprendizado na escola, o qual o menino não entende o porquê isso está acontecendo, sendo que ele estuda muito e é bastante esforçado. Mas a memória do menino não consegue reter nenhuma informação, com isso Tavinho começa a sofrer bullying de seus colegas.
Tavinho não está nenhum pouco feliz pelo que está passando, então em uma tarde depois da escola ele desabafa para governanta de sua casa, o que está acontecendo.

A governanta é Laúna, uma índia que foi resgatada por Cristina, quando ela estava concluindo a sua monografia no Amazonas. Laúna estava correndo perigo de vida, então Cristina, sabendo o que estava ocorrendo, trouxe a para a cidade de São Paulo, para trabalhar na casa de seus pais. Mas alguns anos se passam, Tavinho nasceu e os pais de Cristina faleceram, com isso Laúna passa a trabalhar para a família Albuquerque. Enquanto Tavinho cresce, começa a ter um forte de laço de amizade com Laúna.

Depois que Tavinho desabafa para Laúna tudo o que estava sofrendo com o bullying, e o quanto desejava ser inteligente, para dar orgulho para sua mãe, ela tem uma ideia que vai mudar a vida completamente do nosso personagem principal. Que ideia é essa? Simples, Laúna oferece um elixir indígena muito poderoso e que irá resolver todos os problemas de aprendizados de Octávio, mas, todavia, ele terá consequências desse ato. Será que Tavinho está pronto para essas consequências? O que vocês acham?

O livro "A contrapartida", do autor Uranio Bonoldi, foi um livro totalmente fora da minha zona de conforto que me surpreendeu demais. Preciso dizer para vocês, não estava com altas expectativas, mas esse livro superou todas elas, e estou chocada com essa premissa.

O autor tem uma narrativa e escrita de uma maestria impecável, rápida, envolvente, viciante e intensa. Não tem como não se envolver com essa história e ficar ansioso querendo saber o que irá acontecer na próxima página. A contrapartida virou um dos meus thrillers favoritos do ano de 2021! GENTE DO CÉU, estou escrevendo essa resenha agora em surtos, porque estou chocada ainda com essa história e premissa, que me deixou com o coração acelerado e de queixo caído.

Recomendo demais essa leitura para todos os amantes de thriller psicológicos. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário