Título: O sonho torna realidade
Autora: Priscilla Quaresma
Editora: Clube dos autores
Número de páginas: 162
Sinopse:
O sonho torna realidade segue contando a história de Maya. Após chegar a Corte, se apaixonar, ser rapitada e quase assassinada, ela parece estar conformada que é Isabel de Noronha vivendo ao lado de Dom Fernão de Noronha. Entre a realidade que viveu no futuro e a brutalidade do passado, ela tenta se adaptar as leis e regras como dama da Corte Portuguesa, mas com um sentimento de justiça que não a deixa em paz.
Em “O sonho torna realidade”, da autora Priscilla Quaresma, conheceremos a história de Isabel. Ela é casada com Dom Fernão de Noronha e tem dois filhos - Joana e João.
Fernão é um rico comerciante e cavalheiro real, um dos homens escolhidos pelo rei de Portugal para as Capitanias Hereditárias. Nossa mocinha dá aula para crianças e adultos escravos para serem alfabetizadas.
Ela é descriminada pela corte por causa disso e por sua filha, Joana, ter Síndrome de Down.
Isabel é uma mulher bem à frente do seu tempo, determinada, empática e bondosa. Nada abala o seu sentimento de justiça de tentar fazer o certo para a sociedade da época.
O casamento, no início, era só flores, Fernão era um homem carinhoso e companheiro, todavia com o passar do tempo, do stress diário da pressão do trabalho, ele começa a dar sinais problemáticos de vício por bebida, para esquecer os seus problemas, e é um babaca com a sua esposa, tendo comportamentos grosseiros e rudes. Mas Fernão se arrepende do comportamento e jura que vai mudar. Será Isabel dará uma nova chance para ele? Ou não ?
No livro, embarcaremos na jornada de Isabel e de Fernão, no ano de 1505, retratada com diálogos e com os fatos da época, como a escravidão dos negros e dos índios.
Não posso mencionar muito sobre a história, porque o livro é bem curto, e não quero soltar spoiler para vocês.
O que eu achei?
“O sonho torna realidade”, da autora Priscilla Quaresma, foi um livro que li recentemente e o que posso falar?
Para mim, foi uma leitura totalmente fora da zona de conforto, porque não sou acostumada a ler livros históricos. Gostei demais da experiência de ler essa história e estou bem ansiosa para fazer a leitura do terceiro, que será lançado em Outubro, na bienal de Pernambuco.
O livro tem apenas 162 páginas, e eu devorei a obra em uma tarde. Vocês acreditam nisso? Temos uma narrativa bem escrita, rápida, fluída e muito envolvente.
PS: Indicado para maiores de 16 anos, pois temos cenas picantes no romance, mas não são tão descritivas e gráficas.
Indico essa leitura para todos que gostam de romance histórico e real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário