Resenha: Para onde ela foi | Gayle Forman


 Título: Para aonde ela se foi
 Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Classificação: 

Sinopse

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce

Resenha



Como continuação da obra "Se eu ficar", a autora reforça a fluidez de sua narrativa e a forma, por vezes, demasiadamente leve de tratar assuntos que mereceriam impressão de mais drama, que eu particularmente amo.


Houve uma preocupação especial pela autora em caracterizar o perfil psicológico dos personagens Adam e Mia, definindo seus conflitos e questões existenciais, como a motivação em seguir em frente e as diferentes formas de enfrentamento diante às perdas impostas pela vida/morte/ausência.


Gayle ainda explora o campo da psiquiatria, fazendo uma fotografia para o leitor de patologias como ansiedade, pânico, depressão e estresse pós-traumático, de forma esmiuçada e até didática.

De qualquer forma, é um livro de leitura fácil que remete e faz refletir quanto as nossas responsabilidades nas escolhas alheias, no nosso egocentrismo e na esperança de que tudo pode mudar, apesar das "verdades sólidas" e "leituras equivocadas" que fazemos da vida.

Como ponto muito positivo pode-se citar as letras do álbum "Collateral damage", que são verdadeiramente catárticas.

Recomendo a leitura!



Por: Leonado Araújo

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Demorou, mas enfim eu li! Adoro a história, as emoções que transbordam das páginas e adoro ainda mais Adam & Mia s2.

    "First you inspect me
    Then you dissect me
    Then you reject me
    I wait for the day
    That you´ll ressurect me" - Animate

    ResponderExcluir