Resenha : A lista | Cecelia Ahern






                                                            Título: A lista
                                                            Autora : Cecelia Ahern
                                                            Editora : Novo Conceito
                                                            Número de páginas : 384
                                                            Classificação : ★ ★ ★ 



Sinopse :


A Lista - Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.


Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.



Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.







Resenha :


Kitty Logan estava vivendo um efeito dominó.
Um erro. E ela viu peça por peça de sua vida desmoronar:
✔Seu emprego;
✔Seu relacionamento;
✔Sua autoconfiança;
✔E, por fim, o adeus de sua amiga e mentora Constance. Dona da revista Etecetera, única peça que restara da vida de Kitty e, mesmo assim, estava instável.

A autora nos deixa curiosos sobre que erro brutal poderia ser esse por muitas páginas. E ao descobri-lo é impossível o leitor não sentir pena de kitty.

Quer dizer, quantos de nós já não nos perdemos na ambição de realizar nosso sonho e só nos damos conta da realidade que acabamos construindo depois que a vida nos joga um balde de gelo, acompanhado por uma bela tempestade?

Em sua última conversa, Kitty pergunta a amiga sobre o que ela gostaria de escrever e acabou não fazendo. Então, chegamos a misteriosa Lista!

Sabe aquelas histórias em que sempre tem uma ponta solta, que deixa a gente com raiva porque, apesar de ser óbvio, só o personagem que não enxerga. E o seu objetivo como leitor é ver quando tudo vai ser esclarecido?


"A lista" NÃO É ASSIM!

Não há nenhuma característica na trama que a torne previsível. Ficamos no mesmo nível de conhecimento dos personagens até os penúltimos capítulos. A cada pessoa que Kitty encontra nós ficamos ávidos por finalmente saber do que se tratam aqueles cem nomes. Mas, a Constance nos deixa intrigados porque nem mesmo as pessoas, que estão nessa lista, sabem sobre o que ela poderia escrever da vida delas.






Não existe nenhuma ligação aparente. Cada capítulo é uma interrogação persistente. Eu tive aquela reação básica de "jogar" o livro longe com um nó na cabeça e não aguentar nem mesmo 10min longe dele.

Tudo só começa a fazer sentido quando Kitty olha para a história como sua mentora a enxergava. Constance não era do tipo que se interessava pelo óbvio, sua visão ia além da lógica. Mas não é porque Kitty descobre, finalmente, a ligação entre essas pessoas que o mistério nos é revelado. A cortina de suspense é mantida, nos deixando ainda mais ansiosos e inquietos pelo desfecho.

No momento em que Kitty descobre a pauta de "sua" matéria, o leitor embarca em um ônibus com seis mundos diferentes (sete, contando com nossa mocinha), que, assim como acontece aqui no mundo real, se cruzam no momento crucial para suas realizações.

A partir daí é impossível parar de sorrir. As interrogações são deixadas de lado e apenas admiramos a redescoberta e crescimento de Kitty. Que quando deu voz a sua amiga falecida e a mais seis pessoas, acabou encontrando a sua.

Então, finalmente, o grande mistério é revelado. E, garanto caro Leitor, é impossível não acabar de ler as últimas palavras com lágrimas nos olhos, satisfação e admiração pela trama bem elaborada que se encontra nessas páginas.



Recomendo a leitura!


Comente com o Facebook:

Um comentário: