Resenha: Ascensão | Stephen king

Resultado de imagem para ascensão stephen king diaTítulo: Ascensão
Autoras: Stephen King
Editora: Suma
Número de páginas:144
Classificação:Nenhuma descrição de foto disponível.
Sinopse: Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.

Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo. Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.

Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade ― e dele ― e fazendo o possível para ajudar.
Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.


                                                   Resenha

Ascenção, novo livro do Stephen King, nos traz um mistério totalmente diferente, que nos deixa ansiosos já no primeiro capítulo. A primeira ideia que tive do livro era que se tratava de um conto alienígena. Mas, muito pelo contrário, trata de humanos, de como tratamos uns aos outros em sociedade. De relações pessoais, com nós mesmos e com os outros, sejam eles próximos ou não. É um livro bem diferente, com um objetivo um pouco mais fora da caixa do que um simples mistério que esperamos o fim para entender melhor.

Como falei, foi um livro que me prendeu desde o primeiro capítulo... desde as primeiras 4 páginas, confesso dizer, pois o Stephen King é bem direto no seu ponto e na sua história. Não dá para enrolar muito, afinal ele só nos dá 144 páginas. Com o passar dos capítulos, fiquei cada vez mais curiosa com o que iria acontecer no final, e o porquê de aquilo estar acontecendo. Mas, infelizmente (ou felizmente para mim, que amei o final), o autor não nos dá o significado mastigado, e é por isso que eu dou 5 estrelas nesse livro. Pois ele nos prende com intenção de nos falar sobre um mistério fora do comum, mas, no final, nos ensina a ser humanos.

Aconselho a quem ler esse livro (e aconselho ler), que pare uns 5 minutinhos depois do fim e pense, não nos porquês que a trama que envolve Scott está acontecendo com ele, mas o que aquilo significa. Metaforicamente. É aquele tipo de livro que se você não entender o que o autor quis passar, irá odiar. Meu primeiro momento quando terminei o livro foi pensar: “Oxe, é só isso? ”. Depois parei e entendi. E amei.

Eu sou muito suspeita para falar sobre a escrita do Stephen King. É o meu segundo autor preferido, por isso digo que é maravilhosa. Como disse, prende e muito. E é instigante, cheia de diálogos maravilhosos e personagens que poderiam simplesmente existir, de tão bem escritos que são, se tornam reais. Eu acho que é um livro necessário para quem tem a mente aberta. Acho que podem ter diversas interpretações, diversas metáforas, mas é necessário refletir. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário