Título: The Prom - A Festa de Formatura
Autor: Saundra Mitchell
Número de páginas: 256
Editora: Alt
Sinopse: Elas só queriam dançar, mas acabaram começando uma revolução...
Emma Nolan é uma talentosa musicista que tem apenas um sonho antes de se formar no ensino médio: dançar com sua namorada na festa de formatura. Mas o que parece um pedido simples é praticamente impossível na cidadezinha onde mora.
À primeira vista, Alyssa Greene é o estereótipo da garota popular: bonita, amiga de todos e presidente do conselho estudantil. Mas ela tem um segredo: namora Emma há mais de um ano.
Quando a notícia de que Emma planeja levar uma garota para a formatura se espalha, a cidade entra em polvorosa, com a Associação de Pais (liderada pela mãe de Alyssa), ameaçando cancelar a festa por completo. É aí que aparecem Barry Glickman e Dee Dee Allen, duas estrelas decadentes da Broadway que assistem a um dos vídeos de Emma no YouTube e decidem transformar o desabafo da garota em uma causa. Quando eles chegam em Indiana para protestar, porém, as coisas saem ainda mais do controle.
Resenha
" A Festa de Formatura" foi uma verdadeira surpresa. Eu conhecia a história de nome, pelo lançamento do filme na Netflix (que ainda não vi), mas não sabia que também tinham feito um livro. O enredo inicial é bem interessante, com Emma, uma jovem que está no último ano do colegial e carrega o estigma de ser lésbica em uma cidade bem interiorana, bem religiosa e nada acolhedora com ela. Mas tudo o que ela quer, é ir para a festa de formatura com a namorada Alyssa.
Só que há um grande problema. Ninguém sabe que Alyssa namora uma garota e a mãe dela é uma das integrantes mais fervorosas do conselho que prega que apenas casais heterossexuais podem ir à festa. E para completar toda essa história vai parar na internet, e agora Emma precisa lidar com uma equipe de jornalistas e, curiosamente, de artistas da Broadway que vieram dar apoio a Emma.
Eu adorei a ideia inicial desse livro. Gosto desses romances sobre jovens que precisam lidar com as consequências de se aceitarem perante os outros. Quem já leu "Com amor, Simon" ou "Minha versão de você " e gostou, eu duvido que não goste desse livro aqui. Os personagens são divertidos, e a história te prende fácil. Há várias referências jovens e contemporâneas, que fazem o leitor se identificar, como Harry Potter e Game of Thrones.
Da mesma forma que o livro traz diálogos e momentos leves e divertidos, ele consegue abordar o bullying e a rejeição social de uma forma muito especial. Não tem como não se solidarizar com Emma, Alyssa e sentir todo o peso que algo que deveria ser tão simples, acaba tendo na vida das pessoas.
O livro é mais do que uma história divertida e colorida. É uma crítica ao fato de julgarmos os outros por coisas que não podem controlar, mas não olharmos para as nossas próprias ações. É um livro que dá pra ler muito rápido e que consegue ser uma boa distração. Uma história relativamente simples, até boba, mas que traz muita coisa por trás, se você der uma chance à mensagem nela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário