Resenha: O Impulso | Ashley Audrain

Título: O Impulso

Autor: Ashley Audrain

Editora: Paralela

Sinopse: Blythe Connor está decidida a ser a mãe perfeita, calorosa e acolhedora que nunca teve. Porém, no começo exaustivo da maternidade, ela descobre que sua filha Violet não se comporta como a maioria das crianças. Ou ela estaria imaginando? Seu marido Fox está certo de que é tudo fruto do cansaço e que essa é apenas uma fase difícil.

Conforme seus medos são ignorados, Blythe começa a duvidar da própria sanidade. Mas quando nasce Sam, o segundo filho do casal, a experiência de Blythe é completamente diferente, e até Violet parece se dar bem com o irmãozinho. Bem no momento em que a vida parecia estar finalmente se ajustando, um grave acidente faz tudo sair dos trilhos, e Blythe é obrigada a confrontar a verdade.
Neste eletrizante romance de estreia, Ashley Audrain escreve com maestria sobre o que os laços de família escondem e os dilemas invisíveis da maternidade, nos convidando a refletir: até onde precisamos ir para questionar aquilo em que acreditamos?

Resenha


"O Impulso" é um suspense, que me deixou bem tensa. Na verdade é um livro que gostei bastante, apesar de não achar a história inovadora. Ele me lembrou muito de "Precisamos falar sobre Kevin", porque temos a história sendo contada pelo ponto de vista de Blythe, uma mãe,  que nunca conseguiu ter um bom relacionamento com a filha, desde pequena. Apesar de se esforçar, ela não consegue ter um vínculo com a filha, que também não parece gostar dela. 

Enquanto Blythe conta a historia, para o marido e pai da filha Violet, acompanhamos com ela, as dúvidas sobre a personalidade e índole da filha, que desde cedo começa a apresentar comportamentos cruéis  e manipuladores, chegando a consequências trágicas. Junto com isso, há relatos sobre as histórias da avó e mãe de Blythe. Mulheres com comportamentos difíceis e nem sempre considerados exemplos de mãe. Mas será que tudo o que Blythe vê na filha é apenas confusão da sua cabeça ou um problema genético dela como mãe?

Como falei, esse livro me lembrou muito o sobre Kevin, mas ainda assim me prendeu completamente. Eu acabei lendo ele todo no mesmo dia, e no começo eu achei que não conseguiria ler tão rápido, porque fiquei um pouco incomodada com a forma como era contada. A personagem relatando como se estivesse falando com o marido Fox, um pai que só via o melhor na filha. Além disso a parte envolvendo a mãe e avó da protagonista não são tão bem identificadas e demora algumas páginas para o leitor conseguir se situar sobre quem estava falando ou sendo falado.

Mas depois que você pega o ritmo, a leitura passa muito rápido. É uma história muito real e crua. Fiquei, não só tensa, imaginado o que aconteceria, mas também acaba sendo uma história dolorosa, pois as sensações e experiências vivenciadas pela protagonista podem causar angústia  no leitor. Há aquela sensação de impotência, de tristeza em ver como uma vida cheia de luz e alegrias pode mudar de forma tão clara com o tempo e sem que a pessoa consegue expor ou mudar o que acontece. Sofri com a protagonista, analisei com ela, e fiquei me questionando sobre o que poderia ter sido diferente. Mas é difícil fazer um julgamento, pois tem muita coisa envolvida.

A história traz uma visão vem interessante sobre a maternidade  e a sensação de que somos consequências das escolhas de nossas mães. Será que a maternidade é realmente esse idealismo que se tem? Será que toda mulher nasceu para ser mãe? É possível gerar alguém e não sentir um laço com aquele filho? 

De forma muito bem construída e complexa, a autora nos apresenta varias sensações e ficamos com esse livro na cabeça, mesmo depois que acabamos. O final foi uma conclusão, ao mesmo tempo que deixa aquele sentimento de incerteza, que é uma característica da vida. É um livro que recomendo!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário