Resenha: Garota, Mulher, Outras | Bernardine Evaristo


 


Título: Garota, Mulher, Outras

Autor: Bernardine Evaristo

Editora: Companhia das letras

Sinopse: Garota, mulher, outras é um verdadeiro marco da ficção britânica. O romance causou furor quando publicado: venceu o Booker Prize em 2019, foi aclamado por nomes como Barack Obama, Roxane Gay, Ali Smith e Tom Stoppard e incluído nas listas de melhores livros do ano por veículos como The Guardian, Time, The Washington Post e The New Yorker. A forma, por si só, não é nada convencional: trata-se de um gênero híbrido, composto de versos livres e sem pontos-finais. O resultado é uma dicção singular e envolvente, que prende o leitor da primeira à última página.

O pano de fundo dessas histórias é uma Londres dividida e hostil, logo após a votação do Brexit: um lugar onde as pessoas lutam para sobreviver, muitas vezes sem esperança, sem que as suas necessidades sejam atendidas e sem que sejam ouvidas. Nesse ambiente opressor, as vozes de Garota, mulher, outras formam um coro e levantam reflexões poderosas sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade.


Resenha:


"Garota, Mulher, Outras" é um romance que acompanha diversas gerações e personagens, pegando momentos diferentes de suas histórias. Atraves disso, acompanhamos a evolução desses personagens e como todos eles se relacionam. O mais interessante é que apresenta a jornada de mulheres negras, de diversas idades, orientações sexuais, classe sociais e ideais.

Junto a Londres, uma cidade antiga e que mudou com os anos, vamos acompanhando as mudanças culturais, batalhas e vivências, através de sonhos, anseios, amizades, amores e família, de cada um. É um livro que busca, através de seus personagens,  levantar reflexões sobre temas como machismo, preconceito, estrutura social e mentalidades através de gerações e criações.

Em um primeiro momento, fiquei receosa de ler esse livro, porque a escrita da autora é bem diferente. Ela conta a história com versos mais soltos e sem pontos no final. Mas no final das contas, isso não atrabalhou em nada a leitura. A leitura não fica confusa e nem dificil de acompanhar. A escrita da autora é muito envolvente, e ela consegue sair de um momento, relatado algo do passado ou um adendo sobre outro perosnagem, de forma muito fluída, sem causar quebras abruptas.

Apesar de termos vários personagens relatados, o livro trás uma história muito interessante, e que consegue prender o leitor. Como não há uma sinopse fechada, o leitor não sabe para aonde aquela narração irá seguir ou para quem seguirá, e isso torna a leitura ainda mais atrativa. Apesar de ser um livro extenso, não é uma leitura cansativa, e consegue trazer muito temas legais e que levantam questionamentos. Há personagens com todos os tipos de ideais, etnias, gostos e passados. Há temas ligados a militância, mas também questões mais pessoas sobre amor, maternidade e família. É um livro extremamente rico, e com certeza merece os comentários e prêmios positivos que ganhou.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário