Resenha: Eu sou o número quatro | Pitacus Lore


Título: Eu sou o número Quatro
Autora: Pitacus Lore
Editora: intrínseca
Número de Páginas: 350
Classificação: ★★


Sinopse

"Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — mas somos reais. Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo."


Resenha


Mudar de nome, cidade e idade era uma coisa comum para John, ou Quatro,  e Henri. Os dois vieram parar no nosso planeta fugidos de seu planeta natal junto com mais alguns Lorienos tentando preservar a espécie deles.
                Nove crianças foram  marcadas com um feitiço lorieno  e enviadas para desenvolverem seus legados, ou poderes, a fim de se tornarem fortes o suficientes para enfrentar aqueles que destruíram o seu planeta, os mogadorianos. Basicamente, o feitiço que foi lançado serve para dificultar a vida dos mogadorianos já que eles só podem ser mortos na ordem numérica que foram escolhidos.
                John já tem três marcas em seus tornozelos o que significa que ele está sendo caçado e pode ser o próximo.


                Quando toda essa historia fica razoavelmente clara no livro, começamos uma viagem pelo mundo adolescente do alien John. Sempre isolado e, de certa forma, proibido de fazer ligações afetivas nos lugares onde vem a morar, a primeira coisa que ele faz quando chega em Paradise é se apaixonar e, em seguida, arrumar um amigo e um inimigo no colégio.

                Dividido entre ter uma vida normal e seguir com seus treinamentos para desenvolver seus legados,  Quatro ainda precisa tomar cuidado para não ser descoberto.  Mas ele tem 15 anos e está apaixonado, logo a confusão o encontra.

                Eu sou o número quatro é um livro longo para as suas 350 páginas. Tem um pouco de embrometion  e a ação so acontece nas ultimas 100 páginas. Esse ponto do livro me irritou bastante e quase me fez desistir de lê-lo. Mas as poucas partes destinadas a ação foram bem boladas o que o salvou de ser abandonado.

                Considero o primeiro livro desta série - intitulada os Legados de Lorien - mediano, mas acabou me instigando a dar mais uma chance a continuar a ler a série que já tem, ao todo, quatro livros lançados...



Em português: A queda dos cinco 

... e mais alguns livros em formato digital sobre os personagens da série.

créditos da imagem: mundo estranho 
                Obs: não posso negar que em tempos de vampiros, uma enxurrada crescente de lobisomens e tantos seres sobrenaturais, ler alguma coisa diferente é sempre bom.


O filme



                Criei uma regra recente para a minha vida que é: ver primeiro o filme e ler depois o livro. Isso facilita o como eu verei o filme. De uma forma mais simples:  se seguir esta ordem, verei o filme como um filme e não como uma possível cópia do livro.
                Dito isto...
                Eu sou o número quatro é um filme infanto-juvenil bom. Gostei quando o vi e quando nem sabia que existia um livro em que sua historia foi baseada.
                Mas...
                Agora me respondam: quantas adaptações cinematográficas de  livros vocês consideram fiéis?
                Eu não consigo pensar em nenhuma. Nem mesmo Senhor dos anéis com suas 10h de filme é um retrato exato daquilo que lemos em seus livros. O mesmo ocorre com o "Eu sou o numero quatro".
                Do filme, posso dizer que gostei da escolha do elenco, embora pareçam mais velhos do que os historia escrita. Duas coisas me incomodaram de  verdade: uma  foi a mudança na ordem de fatos importantes que acontecem no livro e a outra foi a cena de batalha. Não tem absolutamente nada a ver com livro.
                Em resumo, enquanto apenas filme, Eu sou o numero quatro é um bom divertimento, mas enquanto adaptação deixa a desejar, como tantas outras que vemos por ai.

Ah! pra quem tem netflix, o filme está disponível por lá!


por Odyle Torres


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gostei dessa sua regra de ver o filme antes! Eu também faço isso. Acho mais legal. Assim a gente não se decepciona, né? Eu uso esse método também para não começar a ler mil livros e acabar não gostando. Assim, eu vejo o filme, se surgir a vontade de ler, beleza. Senão, beleza também.
    Engraçado que com "Eu sou o número quatro", eu achei o filme tão fraquinho, mas a história tão legal, que logo fui atrás do livro. E me a-pai-xo-nei!! Essa série é muuuito boa. Leia os próximos livros. Você não vai se arrepender. :)

    Beeijos
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Petra! Ver o filme primeiro evita mesmo decepções! vou continuar lendo sim os próximos volumes, to só terminando minha leitura atual ~ sábado à noite ~ e parto pra ele. Minha sobrinha me falou que melhora, então darei mais uma chance! :)

      Excluir