Resenha: Se eu ficar | Gayle Forman


                                                              Título : Se eu ficar
                                                              Autora : Gayle Forman
                                                               Editora : Novo Conceito
                                                              Número de páginas : 224
                                                              Classificação : ★ ★ ★ ★

Sinopse

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



Resenha





Ao me deparar com a obra e saber do que se tratava, pensei que seria uma leitura mais densa, no entanto, é um livro extremamente suave, doce e de narrativa obscenamente objetiva, honesta e fácil, apesar de trazer à tona temas como morte, família e amor.

Sinto nesta obra uma oportunidade para abordagem de uma temática pouco debatida e inerente da vida, o seu fim - a morte. Isto se faz possível por meio de personagens e suas histórias ridiculamente cotidianas, como o anseio em ter uma banda, desejo de fama, encontrar sua metade e outros tantos dramas adolescentes.

Assim, o leitor vê imediatamente uma ponte para a própria vida, se reconhecendo nestas identidades e circunstâncias, o que favorece uma conexão rápida com a narrativa e imersão em si mesmo, gerando reflexão sobre cada ato em nossas vidas.

Abordando o processo de escolher e suas consequências inevitavelmente boas e ruins, a obra possui um ponto muito positivo que merece destaque, um personagem mais do que coadjuvante, que é o cenário musical. No livro ele é extremamente rico e importante para o desenrolar da trama; uma vez que é a causa da aproximação entre os protagonistas, tão diferentes, mas falantes desta língua universa; tem enfoque especial no instrumento violoncelo (o qual sou apaixonado) e com referências àss peças belíssimas (inclusive recomendo que as escutem). Obra recomendada para quem busca uma leitura rápida e que resulte em reflexões importantes.

Por: Leonardo Araújo
 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu não li o livro, só assisti o filme, mas mesmo o filme eu achei otimo. Realmente me surpreendeu pela sutileza que temas pesados são tratados.
    Eu logo me apaixonei pelos pais dela e me senti orfã junto com ela :(
    Estava esperando mais um drama adolescente, e na verdade é mais um drama adolescente, mas a forma que a historia é contada muda tudo.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro ainda mas gostei muito do filme. Vou comprar o livro para lê-lo, pois deve ser tão bom quanto o filme, ou melhor :D
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu problema com esse livro foi exatamente o fato de ser tão objetivo, achei que a autora não conseguiu passar complexidade para os sentimentos da Mia. Eu adorei a temática do livro, mas queria ter visto mais emoção.

    ResponderExcluir