Resenha: 1984 | George Orwell



Título: 1984
Autora: George Orwell
           Editora: Companhia das letras
 Número de páginas:  416
   Classificação: ★ ★ ★ ★ ★


Sinopse :



Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'


Resenha :
Uma sociedade futurística criada por George Orwell em 1948 para o ano de 1984 comandada pelo grande irmão (o governo).

O  mundo naquela época era formado por 3 potencias, Oceania, Eurásia e Lestásia.

Wilson personagem principal criado para viver na Sociedade da Oceania, ele era contra todo o governo e as manipulações. Também havia a Julia, uma paixão de Wilson, e o O’Brien que se dizia ser seu amigo e que estava contra o governo junto á ele.

Em 1984, a sociedade esta sobre a alta vigilância do governo completamente totalitário. Ele sempre esta de olho na sociedade 24h nas ruas, em suas casas, sem nenhuma privacidade de seus atos, até mesmo seus pensamentos e expressões suspeitas são monitorados através de Teletelas que é um tipo de TV com programação, mas ao mesmo tempo ela esta filmando tudo que é feito pela sociedade. O governo era muito manipulador, ele sempre mudava o passado dos acontecimentos, então toda a sociedade era obrigada á esquecer o passado real e pensar no passado que era determinado pelo governo. Na sociedade ninguém podia ficar contra o governo, ninguém podia expor seus pensamentos, e nem mesmo sua opinião, até mesmo a língua que falavam era mudada á todo ano.

Essa distopia criada por George Orwell não é muito diferente da realidade que vivemos hoje, pois sempre estamos sendo observados e manipulados pelo governo do nosso país. Eu achei esse livro muito criativo, pois me fez abrir a mente de uma maneira que me surpreendeu. Enfim eu indico esse livro para todos os leitores, pois é uma obra que deveria ser lida por todos.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário