12 meses, 12 cores | Julho Roxo



Roxo; espiritualidade, magia e mistério.

Para o ser humano, o roxo é uma das cores mais difíceis de se enxergar e talvez por isso esteja bastante associada ao lado espiritual. Até então, são classificadas 41 tonalidades, entretanto, é uma das cores mais raras na natureza - mas incrivelmente bonita, quando encontrada. Em 1908, uma feminista considerou a cor como "símbolo do sangue real que corre pelas veias de cada mulher que luta pelo direito de voto". Uma aura roxa significa alta espiritualidade, sabedoria, intuição.





É fácil encontrar motivos para associar tanto o roxo a magia. Do Halloween estadunidense aos grandes filmes de magia e bruxaria, não é difícil descobrir a cor em destaque, na maioria das vezes acompanha de tonalidades mais escuras, com o preto. É também muito associada a energia cósmica e a inspiração espiritual.





Todo esse contexto espiritual lembra a grande relação do ser humano com as religiões na atualidade. A religião se trata da crença na existência de um poder ou princípio superior, cada uma ditada por características particulares. É através desses princípios que muitas pessoas justificam seus discursos e atitudes de ódio e preconceito. As religiões estão afastando as pessoas, quando na verdade deveriam aproxima-las. Quando na verdade o único discurso deveria ser de paz e igualidade entre as pessoas.

~

   Relevando a situação, a indicação do mês  é o livro Ela Disse, Ele Disse, da Thalita Rebouças! É  aquele tipo de livro narrado em primeira pessoa, alternando capítulos da Rosa e do Leo, que são  novos no colégio e acabam se aproximando um do outro. As conversas vão  e vêm e ambos adentram em grupos diferentes, tornando-o o típico  livro infanto-juvenil cercado de brincadeiras e ciúmes.
   Thalita consegue unir diversos assuntos a cerca da adolescência de um jeito doce e por vezes até mesmo bobo. Não é lá dos melhores livros que li. Mas tem seu espaço através da narrativa leve e floreada. Uma ótima leitura para aqueles com vontade de ler algo do cenário nacional.





Meses anteriores...
Janeiro Branco ― Fevereiro Amarelo ― Março Preto ― Abril Marrom ― Maio Laranja Junho Colorido
E até o próximo!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá, Sérgio. Amei essa explicação sobre a cor roxa, realmente tem muito a ver com espiritualidade! Eu nunca ouvi falar desse livro mas amo a Thalita, os livros dela são os melhores ^^
    Abraços.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir