Resenha: A Caderneta de Endereços Vermelha | Sofia Lundberg

 

Título: A caderneta de endereços vermelha
Autor: Sofia Lundberg
Editora: Globo Livros

Sinopse: Doris é uma senhora que vive sozinha em seu apartamento em Estocolmo e tem apenas a companhia de Jenny, uma sobrinha-neta que mora nos Estados Unidos, com quem faz chamadas de vídeo semanais que lhe dão muita alegria.

Doris carrega uma caderneta de endereços que ganhou do pai ainda menina e guarda nela os dados de todas as pessoas que conheceu e amou ao longo da vida. Ali ela também registra diversas histórias de seu passado e passa a dividi-las com Jenny para, quem sabe, ajudá-la a superar uma infância difícil. Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante de sua vida ainda está por vir.

A caderneta de endereços vermelha é um romance poderoso e apaixonante sobre as surpresas que a vida nos reserva e também sobre o poder das histórias que carregamos e a importância de transmiti-las para as próximas gerações.


Resenha

Recentemente eu ouvi ótimos elogios a esse livro, e agora tive a chance de lê-lo. "A Caderneta de endereços vermelha" é um livro que traz dois períodos, intercalando entre o presente, onde Doris é uma senhora de 96 anos, bem solitária, com exceção de sua sobrinha-neta Jenny, e dos relatos de seu passado e todas as pessoas que passaram pelo seu caminho, no decorrer de sua vida.

É um livro que, desde o começo, você sabe que vai tocar seu coração, e não foi diferente. Apesar de não ser o topo de livro que leio com mais frequência, e sinceramente, evitar dramas que podem me fazer chorar, eu não consegui largar esse livro até acabar.

Doris é um personagem tão cativante. Gostei muito da versão idosa dela. O jeito como ela vê a vida, dá valor ao seu passado e as pessoas que conheceu, e seu desejo de ver Jenny feliz, é muito gostoso de ver. Ela passou por muitas coisas na vida, e vemos através dos olhos dela, como cada pessoa a marcou de alguma forma. A vida dela não foi fácil. Como muitas pessoas, ela passou pelos extremos, e teve sua vida moldada por acontecimentos fora do seu controle, desde a infância, até a vida adulta.

As interações dela com a neta Jenny são muito fofas, e no final você até se sente como neta dela também.

A escrita da autora é muito envolvente, e ela consegue passar mensagens encantadoras e também dolorosas, sobre a vida. Como a vida também é, temos momentos divertidos, ingênuos, cruéis e tristes nessa história única. O romance vem de várias formas aqui, e em alguns deles, você fica desolada, em como a vida pode ser difícil. Mas também percebe, que podemos ser uma grande e positiva influencia na vida de alguém. Derramei umas lágrimas no final, mas sou uma chorona de qualquer forma. 

Foi um daqueles livros que te causa impacto no final, e que faz você pensar em muita coisa. É um livro que todo mundo deveria ler.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário