Seria Aronofsky o maior diretor do século?


O Diretor

Darren Aronofsky nasceu em Nova Iorque, dia 12 de fevereiro de 1969. Ele é cineasta, roteirista, diretor e produtor, sendo muitas vezes alvo de polêmicas por suas obras. É conhecido por filmes como “Requiem Para Um Sonho” e “Cisne Negro” e por seu estilo fílmico perturbador e psicodélico.

Montagem Hip-Hop

Diretor de filmes como “Mãe!”, “Cisne Negro” e “Requiem Para Um Sonho”, Darren Aronofsky vem se mostrando um dos maiores diretores do cinema atual desde seu primeiro longa-metragem “Pi (1998)”, com inovações que vão desde o seu trabalho como roteirista até o estilo de montagem usada em seus filmes, que ele mesmo denominou como hip-hop, consistindo geralmente em uma sequência de planos detalhe com um ritmo sonoro e visual em harmonia causando uma sensação de ansiedade e confusão, como podem ver no exemplo abaixo, em “Requiem Para Um Sonho”:


Dentro da mente

Em geral, todo filme possui um conflito para se tornar interessante. Esse conflito pode ser externo (situações que acontecem no mundo ou com as personagens) ou interno (algo que a personagem precisa resolver com ela mesma), mas aí entramos em uma questão complicada: como mostrar para o expectador os conflitos e sentimentos internos da personagem? A maioria dos filmes, mesmo aqueles de drama, mostra a personagem triste, aos prantos, ou com muita raiva etc, mas ainda dependem da empatia do expectador que pode ou não se colocar no lugar da personagem e se emocionar, já que cada indivíduo sente e pensa diferente. É aí que Aronofsky se destaca: ele mostra a narrativa sob a perspectiva interna da personagem e praticamente te obriga a se sentir no lugar dela, quase como se houvesse uma câmera em seu cérebro, e é isso que acontece na maioria de seus filmes, como nesta cena de “Pi 1998”:


Drogas, Esquizofrenia e Alucinações

Em seus filmes, Darren Aronofsky quase sempre aborda assuntos relacionados a alucinações, e ele é mestre nisso. Suas personagens são, por vezes, usuárias de drogas líticas ou ilíticas, por outras, esquizofrênicas. Em seu mais novo filme intitulado “Mãe!”, Aronofsky deixa claro o seu estilo de direção, passeando pelos diversos gêneros fílmicos e dá uma aula de direção mostrando toda a experiência sensorial da personagem de Jeniffer Lawrence. E, ao decorrer do filme, o que era um drama familiar, passa a se transformar em um cenário épico e totalmente fora do controle. A forma como o diretor constrói essa mudança é incrível. Trailer abaixo:

Conclusão

Em uma sociedade cada vez mais doente, três dos maiores assuntos buscados de filmes na internet são sobre depressão, psicologia e drogas. Será que Aronofsky vai ser o diretor mais capaz de representar a mente humana nesse século? Seria ele o maior diretor do século? Talvez não seja, certamente será reconhecido como um dos maiores diretores desse século. Assista aos seus filmes e tire sua própria conclusão.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário