Crítica | Casal Improvável

Título original: Long Shot.
Elenco: Charlize Theron, Seth Rogen, June Diane Raphael, O'Shea Jackson Jr.
Diretor: Jonathan Levine.
Gênero: Comédia romântica.
Notinha: 9,5.


Sinopse: O jornalista investigativo Fred Flarsky (Seth Rogen) se demite após receber a notícia de que o site para qual trabalha foi vendido para um grande conglomerado de mídia, liderado por Parker Wembley (Andy Serkis). Para se animar depois de perder o emprego, Fred vai a uma festa com seu amigo Lance (O'Shea Jackson Jr.) e acaba reencontrando sua antiga babá, Charlotte Field (Charlize Theron), que, atualmente, é Secretária de Estado americana e está prestes a concorrer à presidência. Cansada de ser assessorada por profissionais que não a conhecem, Charlotte decide contratar Fred para escrever seus discursos de campanha. Um romance improvável surge entre eles, causando uma inesperada reação em cadeia. 

CRÍTICA

Meus caros, é com imensa felicidade e satisfação que anuncio a MELHOR COMÉDIA DO ANO!!!

Recebeu o título nacional genérico e ingrato de casal improvável mas não se deixe enganar por isso,please? Dê uma chance e espero que como eu, tenha uma maravilhosa surpresa.

A história é a seguinte, somos apresentados a rotina ultra atarefada de uma chefe de estado interpretado pela Charlize Theron (Charlotte) que como era de se esperar tem uma agenda ocupadíssima, e quando surge a oportunidade de finalmente dar um passo a frente para aspirações maiores que cultiva como a de se tornar candidata a presidência da república, agarra com tudo e embarca então num rolê literalmente de promoção pelo mundo a fim de poder fazer o grande anúncio da candidatura enfim, e em grande estilo claro. E num outro lado da cidade temos o sem grandes aspirações e jornalista independente tipo Midia Ninja, o personagem do Seth Rogen (Fred) que tem uma infeliz surpresa ao chegar no trabalho descobrir que um grande conglomerado midiático compra o tal site, deixando assim sem escolha a não ser pedir demissão. Aqui neste filme Seth incarna o personagem que acredita numa moral, ética e postura correta para guiar suas decisões e inesperadamente reencontra sua ex crush/vizinha e agora secretária de estado que descobre precisar alavancar sua popularidade para alcançar o objetivo de estar elegível a concorrer ao cargo mais importante do mundo. Vamos aos poucos, porque esse filme é uma rajada de shades na realidade atual da política, em especial na era Trump, é como se tivessem pensando num filme para falar sobre política em vários âmbitos, criticar mesmo os desmandos e hipocrisia e qual seria a melhor forma de fazer isso e não parecer chato/entediante? Com uma comédia romântica de fundo, arrancando muitas risadas (ALTAS devo dizer!rs) da audiência e tornando assim um prato cheio para quem gosta de entretenimento cheio de conteúdo e reflexão, leve sem dar vontade de chorar com a realidade, não tô dizendo que a fórmula perfeita foi inventada aqui, só chamando a atenção mesmo para um fato extraordinário ao menos pra mim que é o encontro do humor que entende sua função dentro das artes, quando se coloca a disposição para ser o alívio do qual de tempos em tempos precisamos mas sem perder de vista a oportunidade de dizer verdades difíceis de engolir em seco. O Sethzinho é mestre nesse tipo de filme, qualquer pessoa que conheça a cinematografia do boy entende porque faz tanto sentido pra ele esse papel, é natural e ele como sempre está ótimo na zona de conforto interpretando esse cara adoravelmente desajeitado, com piadas rápidas/exageradas que nos pegam sempre de surpresa e a sua entonação (sotaque provavelmente por ser canadense) um tanto quanto agudas para um homem sempre me fazem particularmente rir mais, sim xuxus eu sou fã do melhor amigo do James Franco a anos, não nego. 

Outro acerto é a escalação da Charlize para par de Rogen, surpresa feliz, pois aqui ela não tá na zona de conforto, pois é de conhecimento público que ela fez uma carreira (elogiadíssima por sinal) com base em filmes sérios, de drama, suspense, independente, oscarizáveis e etc...E como era de esperar devido ao talento, domina a cena, dando vida a essa mulher determinada, destemida e sem tempo irmão para o que não tenha que ver com essa rotina mas ao mesmo tempo não é uma personagem que parece distante, fria ou difícil de gostar como costumam  ser retratadas em tela. É muito interessante como eles introduzem os bastidores da política, mostrando um pouco do processo interno de seleção dos pontos fortes de um candidato, o que precisa melhorar para angariar votos, todo tipo de coisa que adequa (por falta de palavra melhor) a imagem da pessoa de acordo com o que se espera e isso é a realidade que vemos acontecer lá nos Estados Unidos e aqui no Brasil também, é um negócio insano de manipulação até o eleitorado não saber a verdade, porque ela é fabricada (ok, fui longe demais estou fugindo do assunto eu sei mas só pra encerrar lembrei de Scandal bastante ao escrever essa parte, procure saber se nunca ouviu falar).
  
Sem dar maiores spoilers, farei uma listinha aleatória de temas que são tocados direta ou indiretamente entre uma piada e outra que acho que merece atenção (tem que ser rápido pra pegar a visão bb): Presidente que veio de reality show diretamente para a casa branca! ELES GASTAM NESSA PIADA ATÉ <3, mudanças climáticas, mulheres poderosas e que a política tem a ver com isso? Machismo, racismo, dinâmica da política atual e mais todos duramente criticadas com ótimo humor e excelentes piadas para acompanhar...Provavelmente tem mais, mas deixo para que a audiência assista e por si só confira! 

Fazem tudo isso sem se levar a sério em nenhum momento, só usam e abusam de absurdos e seguem o baile, isso que é o mais legal de tudo, então deixa o público absolutamente confortável para entrar na vibe e se divertir sem se prender muito a realidade, mas não deixei de pegar o que vou chamar aqui de dicas de como criticar a realidade sem se fato dizer 'hey essa é a realidade nua e crua lidem com isso" algo que as pessoas em grande parte não parece curtir muito, logo por isso os estúdios investem pouco.
O entrosamento entre a dupla principal é muito boa, mas também se destacam os coadjuvantes que tem seus momentos e levam o público a loucura em certos momentos, eu claramente sou fãzona desse tipo de formado de filme,roteiro,enredo então tô muitíssimo satisfeita com o resultado final da obra.

E digo mais, é um alívio nos tempos que vivemos no Brasil e no mundo ver que alguns setores da sociedade seguem fazendo um trabalho bacana, crítico, reflexivo aberto a todos os públicos e o plus é que nos divertem no processo! rs
Então assim caminha a humanidade por caminhos tortuosos e as artes e a cultura segue sendo um meio que a humanidade inventou a milênios atrás para nos redimir dos males que nós mesmos escolhemos.
É ISSO.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário