Mangá: Thermae Romae | Mari Yamazaki


Título: Thermae Romae
Autor: Mari Yamazaki
Editora: JBC
Número de volumes: 6


Sinopse

Lucius, um arquiteto da Roma antiga, está tendo problemas em construir termas que interessem às pessoas. Um dia ele é sugado por um buraco no fundo de um banho e acaba no Japão atual. Em meio a confusões, Lucius usa o que aprendeu para construir coisas inovadoras quando volta à Roma.
Comentário

Como uma admiradora da cultura pop oriental sempre tive curiosidade sobre mangás, mas nunca soube por onde começar. Sempre acompanhei alguns animes que são de mais fácil acesso já que estão presentes nas emissoras aos montes ou até mesmo na internet.
Já tinha me esquecido de procurar alguma história que não fosse tão longa  quando dei de cara com os vídeos de mangás e HQ’s que a Tatiana Feltrin publica mensalmente em seu canal no youtube. Entre as indicações estava Thermae Romae.
As dicas da Tatiana são sempre boas, tanto que me animei e comprei os seis volumes de uma só vez.
Thermae Romae conta a historia de Lucius, um arquiteto de casas de banho da Roma antiga que vê seu emprego ameaçado devido a falta de modernidade e de atrativos que levassem os romanos a continuar frequentando um espaço que eles tanto gostavam.
Até que Lucius acabou encontrando por acaso um portal que o levava até um mundo distante: o Japão. E é do Japão “moderno” que ele começa a tirar idéias que levam a população a voltar a gostar das termas, chamando a atenção até do imperador.
Os capítulos da história construída com humor por Mari Yamazaki, são pontuados com dados históricos e comparativos reais referentes as duas culturas o que torna o divertimento ainda mais instrutivo.
Um ponto pra lá de interessante nos volumes são as capas divertidas numa edição bem feita pela JBC.
volumes I, II e III
volumes I, II e III
volumes IV, VI e V
volumes IV, VI e V

Mesmo ainda não tendo lido todos os volumes – estou no terceiro -  me sinto confiante em indicar para vocês essa história.
Entre as idas e vindas do Japão para Roma numa viagem no tempo divertidíssima,  Mari Yamazaki nos dá uma aula de história sobre os costumes desses dois lugares que, numa primeira análise, parecem tão distintos, mas que compartilham de um  prazer comum que atravessou séculos.
 por Odyle Torres

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Que legal você está entrando nesse mundo maravilhoso dos mangás. Vc vai amar tenho certeza. Eu amo mangás, tenho varias coleções, eles meio que competem com os livros no meu orçamento srsrsrsrsrsrsrs
    É a primeira vez que ouço falar desse mangá.Gostei do tema e das capas, são bem diferentes das convencionais assim como a história. A JBC sempre traz titulos ótimos pra gente. Boa leitura.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nami Mello, esse é realmente muito bom!
      estou procurando sempre alguns mangás pra ler e eles já ocupam uma parte do meu orçamento destinado a livros também!

      :)

      Excluir
  2. Amooooo mangás!!! Amo animes!! Amo doramas!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Confesso que esse eu não conhecia não! Mas já li vários mangas e recomendo o Shaman King, o Zettai Kareshi e o Anna

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah meu Deus! uma Dorameira por aqui! *.*
      gostei das dicas de mangá, procurarei para ler, Obrigada!
      e quanto aos Doramas; quanto amor no coração!
      você tem algum preferido? rsrs

      :)

      Excluir