Crítica | A Caminho de Casa


Título original: A Dog’s way home
Direção: Charles Martin Smith
Elenco: Ashley Judd, Jonah Hauer-King, Edward James Olmos
Gênero: Drama, Aventura, Família
Nacionalidade: EUA
Classificação:
Sinopse: Bella é uma cadelinha especial que vive com Lucas, um estudante de medicina veterinária que trabalha como voluntário em um hospital local. Um dia ela é encontrada pelo Controle de Animais na rua e acaba sendo levada para um abrigo a 400 milhas de distância de seu dono. No entanto, Bella, uma cachorra extremamente leal e corajosa, decide iniciar sozinha uma longa jornada de volta para a casa, emocionando a todos que cruzam o seu caminho.



Crítica

Talvez uma das piores coisas que o enredo pode fazer é construir uma história com dificuldades e ao decorrer, manipular todas as situações para favorecer a sobrevivência do personagem desejado. A receita de bolo é seguida à risca, as marcações com música para desenhar as cenas alegres, tristes e emocionantes também estão lá.

Apesar de tais dificuldades de abstrair a amizade do cachorro com um animal selvagem de computação gráfica nitidamente descolado da camada do filme a história é agradável e de certo modo até encanta. Por outro lado, nos faz perceber realidades que passamos diariamente e que por vezes não mais enxergamos. Utilizar o raciocínio do cão de modo a externalizar o mesmo para o espectador, suscita a reflexão de que a linha de raciocínio do cão é mais simples do que a do homem. Esse é um dos motes do filme e chega a ser engraçado de tão puro.

O momento de grande comoção da história vem no momento adequado, não se apresentando de maneira forçada para o espectador. As músicas podem enjoar os ouvidos mais aguçados para a percepção de composição no enredo mas ocorrem periodicamente não sendo um estorvo. A interpretação dos atores e a história em si são superficiais porém tolerável para acompanhar com uma criança.

É um filme que suscita a reflexão da presença de um animal doméstico na vida do homem e como a presença do mesmo favorece transformações enriquecedoras.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário