12 meses, 12 cores | Outubro Rosa



Rosa; romantismo, ternura, ingenuidade.

Outubro é rosa. O mês remete ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos. O movimento começou nos Estados Unidos, onde, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, Outubro se tornou o mês oficial da prevenção do câncer de mama. Uma aura rosa significa amor, sinceridade, amizade.






A cor é também a representação da força da mulher frente às lutas sociais. Se trata de um símbolo que representa delicadeza e coragem. É a cor do afeto e romance, além de ser fortemente ligada a sentimentos doces e meigos. Há quem diga que é uma cor exclusivamente feminina, mas o século XXI veio quebrar paradigmas, e portanto, sua rotulação tem sido fortemente desenfreada. Rosa é para todas e todos.





Há também quem diga que a suavidade, fragilidade e delicadeza do rosa estão ligadas às mesmas características presente nas mulheres. Mas quem rotulou as moças dessa forma? O empoderamento tem crescido cada vez mais, fruto de uma parte da sociedade que abre suas mentes para o feminismo e grita os direitos de cada mulher.





Rosa não é só fragilidade. É empoderamento.

A recomendação do mês pertence a uma personagem forte. No livro Onde Cantam Os Pássaros, somos apresentados a Jake, uma mulher que tenta fugir dos demônios de seu passado e que teve de lidar com muito até ter chegado onde está. Sua história tem um progresso lento que por vezes se faz monótomo, caracterizando um drama psicológico. Não é incomum as inúmeras menções a pássaros presentes na fauna Australiana, o que dá um toque diferente ao livro. Jake é uma mulher reclusa, cuidando pacientemente de suas ovelhas e suportando a falta de pessoas em sua vida, até o momento em que uma de suas ovelhas é morta e ela passa a sentir que algo a está vigiando.




   A história tem uma narrativa bem diferente, intercalando capítulos ímpares que mostram uma sequência do presente (ou seja, é o que de fato está acontecendo), enquanto os capítulos pares mostram uma ordem regressa do passado (o que funciona como uma espécie de lembrança). Para ter uma ideia melhor, a ordem de leitura correta (mas não a indicada) seria como algo mais ou menos assim: 2, 4, 6, 8, 10. E então 9, 7, 5, 3, 1.
   Para saber mais, uma resenha já foi postada anteriormente no blog.


   Para mais cores em sua vida, é só acessar alguns (ou todos) links abaixos...

Comente com o Facebook:

Um comentário: